O Deep Learning é uma vertente do Machine Learning, que abrange tecnologias no campo da Inteligência Artificial (IA). Com a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma autônoma, tem o potencial de transformas o mundo dos negócios.
Deep Learning (DL) é uma subárea avançada da inteligência artificial (IA) que usa redes neurais artificiais profundas para processar grandes volumes de dados e aprender padrões complexos.
Ela se inspira no modo como o cérebro humano funciona, o que permite que as máquinas realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
Diferente do Machine Learning, onde os algoritmos são mais simples e precisam de intervenção humana para definir as características dos dados, nesse caso, a própria máquina é capaz de aprender padrões e inferências de forma autônoma.
A IA é o campo mais amplo que engloba vários sistemas capazes de realizar tarefas que, em geral, requerem inteligência humana.
Dentro da IA, o DL se destaca por sua capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira mais eficiente e com maior precisão, utilizando redes neurais profundas.
Essa relação permite que ele supere algumas limitações do Machine Learning tradicional, oferecendo melhores resultados em áreas como, por exemplo:
Para entender melhor a distinção entre Machine Learning e Deep Learning, considere os seguintes pontos:
O Machine Learning usa algoritmos que podem ser simples e diretos, ao passo que o outro depende de redes neurais profundas, os quais são muito mais complexas e exigem maior poder computacional.
O Machine Learning requer que os dados sejam preparados e estruturados para que o algoritmo possa trabalhar, enquanto o Deep Learning pode aprender com dados não estruturados e identificar padrões complexos por si.
No Machine Learning, é necessário definir de forma manual as características dos dados. Na versão mais avançada, as redes neurais aprendem essas características sozinhas durante o processo de treinamento.
O Deep Learning tem uso amplo em diversas indústrias, como, por exemplo, em atividades que requerem identificação de imagem, linguagem natural, entre outros.
Nessa área, o sistema usa redes neurais profundas capazes de identificar e categorizar objetos em imagens e vídeos com uma precisão surpreendente. Assim, as principais aplicações incluem:
Outra aplicação dessa tecnologia é para que as máquinas entendam e respondam à linguagem humana de maneira mais natural e eficaz, por isso, pode ser aplicada em recursos como:
Os assistentes virtuais, como Google Assistant e Cortana, por exemplo, usam o recurso para melhorar o reconhecimento de fala e a interação com os usuários. As principais vantagens dessa tecnologia incluem, a saber:
Embora o Deep Learning ofereça inúmeras vantagens, como a capacidade de lidar com grandes volumes de dados, ele também apresenta desafios que precisam ser considerados.
As empresas estão usam o Deep Learning AI para otimizar processos e criar novos produtos e serviços e obtém benefícios como:
Apesar dos benefícios, implementar essa tecnologia envolve desafios que devem ser considerados, conforme verá a seguir.
Para treinar modelos de DL de forma eficaz, é necessário um grande conjunto de dados, o que pode ser um obstáculo para empresas menores.
O treinamento de redes neurais profundas requer poder de processamento significativo, geralmente acessível apenas por meio de GPUs e infraestrutura de TI robusta.
A interpretação dos resultados gerados pode ser difícil, o que dificulta manter a transparência e a explicação dos modelos um desafio em áreas críticas.
Veja em seguida as principais perguntas e respostas sobre deep learning.
O DL utiliza redes neurais profundas que aprendem características a partir dos dados, enquanto o Machine Learning tradicional requer intervenção humana para definir essas características.
Assistentes virtuais usam essa tecnologia para melhorar a precisão ao reconhecer fala e gerar interações mais naturais com os usuários.
Setores como saúde, finanças, segurança, e entretenimento têm aproveitado o DL para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços.