Veja 3 exemplos de Machine Learning que estão presentes no seu dia a dia e se surpreenda

16 de maio de 2023 Escrito por Jéssica V. Correa
Veja 3 exemplos de Machine Learning que estão presentes no seu dia a dia e se surpreenda - Quero Mais Tecnologia

A Machine Learning está entre os ramos da inteligência artificial e tem ganhado muito destaque. Seu princípio é que as máquinas podem aprender sozinhas, basta ter acesso a um grande volume de dados. Então, a partir disso, são capazes de detectar padrões.

Quais são os exemplos de Machine Learning?

Os bancos de dados autônomos e a tradução de textos são exemplos práticos de Machine Learning. Assim, neste conceito, a máquina tem a chance de entender padrões a partir de dados, além de fazer previsões.

Empresas famosas como Uber, Nubank, Netflix e Spotify já fazem uso dessa ideia em seus serviços. Dessa forma, o seu objetivo é trazer mais praticidade para o dia a dia. 

1 – Banco de dados autônomo

Um banco de dados consegue trabalhar com automação graças ao Machine Learning. Então, são capazes de lidar com diversas tarefas que seriam feitas por um DBA. Portanto, dá a oportunidade ao profissional de:

  • reduzir os riscos de integralidade dos dados;
  • cuidar de outras tarefas.

2 – Tradução de textos

As traduções não podem ser feitas ao pé da letra para que sejam boas. Portanto, sempre é preciso levar em conta os principais detalhes, como:

  • contextos;
  • expressões regionais.

Com esse conceito, então, essas traduções se tornam muito mais práticas e precisas. Desse modo, é bastante útil para quem precisa traduzir um texto.

Machine Learning
Com a Machine Learning, é possível otimizar os processos. Imagem: de Freepik.

3 – Recomendação de conteúdo

Muitos não sabem, mas até as plataformas de streaming fazem o uso dessa tecnologia. Por exemplo, eles fazem a análise do histórico do que um usuário gostou ou não. Dessa forma, torna-se mais fácil de fazer a recomendação de novas séries e filmes.

Presença no dia a dia

A Netflix, Spotify e Amazon Prime já fazem o uso dessa tecnologia para chegar aos seus usuários. Assim, elas sempre melhoram seus algoritmos para fornecerem recomendações ideais. Além disso, isso também se torna única útil para outros serviços, como:

  • codificação de áudio e vídeo;
  • seleção de bitrate;
  • rede de entrega de conteúdo.
Machine Learning
Na Machine Learning, uma máquina aprende a identificar padrões. Imagem: de Freepik.

Por que usar a Machine Learning?

Deve-se usar a Machine Learning para lidar com os altos volumes de dados complexos, o que é ideal nas empresas. Mas, ainda há outros motivos que fazem essa tecnologia valer a pena, como:

  • prever o sucesso ao lançar produtos ou serviços;
  • aumentar a produtividade;
  • reduzir custos.

Essa aprendizagem de máquina é útil para substituir alguns serviços presentes no mercado. Por exemplo, quando a tecnologia traduz o linguajar jurídico para termos compreensíveis. 
Veja também: Tecnologias do futuro: o que elas podem mudar no mundo?