O que é tokenização e como funciona esse processo?

24 de maio de 2023 Escrito por Ana Paula
O que é tokenização e como funciona esse processo? - Quero Mais Tecnologia

O conceito de tokenização está cada vez mais difundido no setor não só de tecnologia, mas também no financeiro. Isso, então, tem gerado curiosidade em quem ainda não entende a sua utilização por completo. Assim, veja o que é e como funciona logo a seguir.

Afinal, o que é tokenização?

Transformar ativos reais em digitais resume bem o conceito de tokenização. Portanto, aquilo que pode ser tokenizado pode ser desde de um time de futebol até obras de arte e imóveis, por exemplo.

Como benefícios desse processo, vale dizer que torna mais fácil o acesso aos mais distintos tipos de ativos e também ajuda na sua negociação. Isso porque, não existem burocracias presentes como as do sistema convencional.

Isso então acontece graças à tecnologia blockchain. Desse modo, registra-se as informações na rede e a partir disso, não há como voltar atrás e nenhuma transação pode sofrer fraudes, tornando-se assim um processo seguro.

O ativo tokenizado, por sua vez, se converte em um token, que é a representação digital do mesmo, seja ela inteira ou apenas de uma parte. Nesse sentido, ele pode ser fungível ou não, como o NFT.

tokenização
O NFT é resultado do processo de tokenização. Imagem de Andrey Metelev no Unsplash

Como esse processo funciona?

A tokenização funciona através de contratos inteligentes (smart contracts), ou seja, todas as informações da sua posse ficam salvas no blockchain. Dessa maneira, ficam protegidas pela criptografia de ponta a ponta.

Quais ativos podem sofrer o processo de tokenização?

Quase tudo pode sofrer tokenização e com isso, ter a sua versão digital. Por exemplo, obras de arte e propriedades imobiliárias podem habitar o blockchain hoje em dia.

tokenização
Obras de arte podem sofrer tokenização. Imagem de Joshua Fernandez no Unsplash

Só que para ser tokenizado, é preciso que o ativo tenha um valor econômico, a fim de ser negociado ou funcionar como um investimento ou dinheiro. Alguns são físicos e outros já são digitais, como é o caso das NFTs e das criptomoedas. Outros exemplos são:

  • commodities;
  • títulos e ações;
  • direitos autorais;
  • itens colecionáveis;
  • metais preciosos.

Dentre as vantagens de apostar na tokenização estão os valores de entrada que são baixos e mais acessíveis na web. Assim, essa é a beleza dessas tecnologias digitais que permitem que cada vez mais pessoas tenham investimentos mais rentáveis.
Veja também: Quais são os principais mitos sobre blockchain?