SocialToken: descubra o que é e como usá-lo para monetizar seus conteúdos

18 de dezembro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
SocialToken: descubra o que é e como usá-lo para monetizar seus conteúdos - Quero Mais Tecnologia

Um SocialToken é o que dá um lucro exclusivo a um criador de conteúdo. Dessa forma, possibilitam expandir comunidades para depois vender como uma recompensa. Portanto, está ganhando força e pode ser o próximo sucesso entre as criptomoedas.

O que é SocialToken?

São tokens que se apoiam pela fama de alguém, marca ou comunidade. Assim, eles têm algumas diferenças entre aqueles que pertencem ao DeFi. Isso porque, eles são vistos como uma economia de propriedade, com a ideia de que vai valer mais depois. 

Muitos influenciadores criam os seus próprios e oferecem como recompensa ou vendem para ter uma receita adicional. Dessa forma, eles podem monetizar o trabalho como um NFT e os que apoiam, dão algo em troca. 

Ao contrário do que se conhece como ‘token-não fungível’, ele é o ‘fungível’. Ou seja, é possível trocá-lo por um igual a ele mesmo. Por exemplo, pode-se pegar uma nota de cinco reais e substituí-la por outra como ela.

Como usar?

Os SocialToken podem ser utilizados para direitos de acesso a um chat. Bem como, fazer votos de decisões em uma comunidade da internet. Além disso, tem três categorias:

  • Tokens pessoais;
  • Da comunidade;
  • Plataforma social.

Quando um criador de conteúdo tenta começar, mas não tem assinantes de blogs ou leitores, não rende. Já que, precisa de um grande número de seguidores para que eles valham a pena. Assim, eles têm a intenção de trazer oportunidades para empreendedores.

O que DAO tem a ver com o SocialToken?

Eles possuem muita associação com as organizações autônomas descentralizadas. Ou seja, são grupos com um objetivo baseado em regras aplicadas no blockchain

Pode-se utilizá-lo em casos em que apenas recompensam apoiadores com acesso adiantado. Por exemplo, em mercadorias ou oportunidades próprias dos SocialToken. Portanto, servem para alinhar os interesses do criador com aqueles que dão suporte.