Os malefícios da tecnologia podem trazer alguns riscos à saúde e a vida social do ser humano. Portanto, aquilo que pode facilitar tanto a vida, se não for usado de forma correta, pode ser uma ferramenta que traz dependência, doenças e problemas emocionais.
Os malefícios da tecnologia podem afetar a saúde física, mental, emocional, bem como, pode trazer problemas para a vida social da pessoa. Nesse sentido, o uso constante de aparelhos tecnológicos podem afetar todos os aspectos da vida de alguém.
O uso constante de tecnologias digitais tem muitas desvantagens, de fato. Assim, esses efeitos incluem, por exemplo:
É verdade que a internet, a mídia e os aparelhos eletrônicos mudaram o modo de todos se relacionarem. Portanto, por um lado, aproximou as pessoas que estão longe, mas acabou distanciando aqueles que estão perto e afastando outras da realidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade. Logo, os dados destacam os riscos à saúde mental causada por aparelhos, uma vez que estes alteram a química do cérebro. Então, os principais males mentais são:
Além disso, em alguns casos, as crianças também podem desenvolver se estiverem expostas de forma constante a telas como TV, tablet e smartphones. Aliás, é necessário prestar atenção nisso para prevenir os riscos trazidos pelo abuso da tecnologia
Para evitar os malefícios da tecnologia, primeiro, reconheça que isso não está te fazendo bem e mude seus hábitos. Então, estipule um horário de consumo, sempre faça uma pausa de 20 minutos para não manter os olhos tão fixos e preste atenção na postura.
A rotina ajuda a manter um padrão que estimula o indivíduo a se concentrar e focar nas atividades diárias. Nesse sentido, pratique exercícios físicos, medite, leia um livro, veja séries e interaja com amigos, bem como familiares para evitar os riscos.
Veja também: Como o uso da tecnologia de alimentos interfere na saúde e bem-estar dos consumidores