Como o uso da tecnologia de alimentos interfere na saúde e bem-estar dos consumidores

15 de março de 2023 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Como o uso da tecnologia de alimentos interfere na saúde e bem-estar dos consumidores - Quero Mais Tecnologia

Com a evolução dos meios de produção, o setor alimentício também passa por grandes mudanças. Assim, a tecnologia de alimentos tem sido uma grande aliada para que surjam novos produtos e meios na indústria. Confira mais sobre o tema neste artigo.

O que é tecnologia de alimentos?

A tecnologia de alimentos se refere ao uso de técnicas, dispositivos e formas para produzir, processar, preservar e embalar de modo eficiente e seguro. Nesse sentido, ela serve para tornar melhor a qualidade e a sua segurança.

Outro ponto é elevar a eficácia dos métodos de produção, bem como, criar novos produtos que atendam às urgências dos clientes e os ganhos das empresas do setor.

Pessoa trabalhando em indústria alimentícia descascando mandiocas e colocando sobre equipamento que representa a Tecnologia de alimentos
O setor de tecnologia de alimentos possui várias frentes como o embalo, modo de processar, assim como, criação de novos produtos para consumo. Imagem de Anna Shvets no Pexels

Quais são as áreas da tecnologia de alimentos?

São várias as áreas da tecnologia de alimentos como embalagens, modo de processar e criação de novos produtos. Dessa forma, cada uma delas atende a uma fase que resulta em um alimento final com atributos e pronto para venda.

Como funciona a área de embalagens?

Uma das áreas vitais do setor é a de embalagens. Portanto, com a evolução da tecnologia, surgiram modelos que elevaram a vida útil da comida, de forma que mantém suas qualidades nutricionais e sensoriais.

Isso é possível graças a materiais como plásticos, papel alumínio e filmes que barram a entrada de ar e de luz, que são responsáveis pela oxidação e pela difusão de micro-organismos que podem estragar as comidas, por exemplo.

De que forma se dá o processamento dos alimentos no setor?

Outra área vital do setor é a de processamento dos alimentos. Nesse sentido, novas técnicas surgiram para melhorar a sua qualidade, como o uso de ultracongelamento, que mantém a textura, sabor e os nutrientes.

O uso de altas pressões também tem sido uma técnica usada para manter as qualidades sem a precisão de aditivos químicos.

Pessoa se locomovendo enquanto carrega caixa com legumes e verduras
A tecnologia de alimentos proporciona o sustento dos nutrientes e tem como resultado um maior bem-estar entre os consumidores. Imagem de Lisa Fotios no Pexels

A engenharia para alimentos permite a criação de novos produtos?

A tecnologia de alimentos permite criar novos produtos para atender às demandas dos consumidores. Dessa forma, com o crescente cuidado com a saúde e o bem-estar, foram criadas as comidas funcionais.

São produtos que além de fornecer nutrientes, apresentam benefícios para a saúde. Por exemplo, foram criados alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a melhorar a saúde intestinal e reduzir o risco de doenças crônicas e a carne sintética.

Vale a pena investir em tecnologia de alimentos?

A tecnologia de alimentos tem sido uma grande aliada para a indústria alimentícia, permitindo a criação de novos produtos e processos. Assim, melhoram a qualidade e a sua segurança.

Ela tem sido usada para ampliar a vida útil dos alimentos, preservar sua essência nutricional e sensorial e desenvolver novos produtos que atendam às necessidades dos consumidores. A tendência é continuar a evoluir e a contribuir para a melhoria da indústria.

Que saber um pouco mais sobre tecnologia? Que tal ler um artigo sobre Tecnologia Sustentável no blog da QMT.