Tecnologias emergentes: quais os exemplos e os desafios em aplicar?

27 de março de 2023 Escrito por Quero Mais Tecnologia

As tecnologias emergentes são inovações capazes de mudar a realidade e se aplicam a vários nichos, como por exemplo, a educação, trabalho e até a interação entre as pessoas. Mas, apesar disso, ainda há alguns entraves para a aplicação ampla desses recursos.

O que são tecnologias emergentes?

As tecnologias emergentes são aquelas inovações que ainda não têm um uso amplo na sociedade, mas que têm um grande potencial disruptivo. Assim, elas surgem a partir de estudos e testes, e em caso de sucesso podem ser replicadas em grande escala.

Com base nisso, é possível ter uma projeção do como isso vai mudar na vida das pessoas quando se aplicar de forma ampla. 

Exemplos dessas tecnologias

Alguns exemplos desse tipo de recurso são mais conhecidos, embora ainda não sejam acessíveis a todos, como por exemplo:

As tecnologias emergentes se aplicam a vários segmentos como a educação e saúde. Imagem de Tara Winstead no Pexels

Quais os desafios para adoção das tecnologias emergentes?

A crença de que as tecnologias emergentes podem eliminar postos de trabalho é um dos principais desafios à aplicação. Afinal, em qualquer área, é preciso contar com a adesão das pessoas para criar e aprimorar essas soluções.

Outro ponto que impede que as novas ideias ganhem espaço é o medo de muitos gestores em assumir riscos. Com isso, têm receio em investir em projetos inovadores, que podem fazer com que a empresa se destaque no mercado.

Como superar esses desafios?

No contexto das empresas, é preciso criar uma cultura interna que incentive a inovação, bem como, mostre como isso pode ter um impacto positivo no dia-a-dia. 

Para os líderes, é importante focar em destacar como as empresas que deixaram de se atualizar ficaram obsoletas no mercado. Dessa forma, para reduzir os riscos, pode fazer testes para validar uma ideia.

As tecnologias emergentes podem mudar as relações na sociedade. Imagem de Rahul Pandit no Pexels

Quais os impactos das tecnologias emergentes na sociedade?

As tecnologias emergentes são capazes de trazer opções mais eficientes para o processo de produção, por exemplo. Portanto, podem ser uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente, além de outros benefícios como:

  • tornar mais fácil o acesso à educação;
  • facilitar as trocas financeiras;
  • disseminar informação.

Nesse cenário, investir nessas novas iniciativas pode trazer mais rapidez nas ações diárias, além de mais conforto e interação entre as pessoas. Então, saiba mais sobre tecnologia disruptiva e como ela impacta no mercado nesse artigo.