Tecnologia Oled, que quer dizer diodo orgânico que emite luz, é atualmente a tecnologia mais avançada em fabricação de telas para TVs, computadores e celulares. Além disso, ela traz mais qualidade para as imagens. Então, conheça essa inovação.
Ela funciona por meio de materiais feitos de carbono que emitem algumas cores como o azul, vermelho e verde, por serem estimulados por campos magnéticos. Ou seja, os pixels produzem luz própria e realçam o preto puro e as cores fiéis para a formação de imagem.
Antes, a imagem das TVs eram vistas em preto e branco, com muitos ruídos, devido a tecnologia da época. Assim, nos dias atuais, com a inovação, tem um maior contraste e ótimo campo de visão.
Criada em 1980 pela empresa Kodak, ela renova-se com os anos, ao passar por estudos e testes de melhorias e inserção no mercado consumidor. Dessa forma, a Tecnologia Oled, aplica-se em:
Com displays esticáveis, possui duas camadas de nanotubos de carbono e eletrodo em volta de um plástico. Assim, pode-se enrola-los e guardá-los em bolsos de camisas, de tão pequenos que são.
O mercado eletrônico possui diversos tipos de tela, como as de LCD, Plasma e LED. Além disso, há vários fatores que a difere das outras, como menor consumo de energia, ângulos mais visíveis, maior equilíbrio, brilho e contraste.
Os aparelhos são leves e finos, devido a função e não utilizam luz traseira, por causa do carbono em que ele é feito. Dessa forma, ela possui diversos pontos positivos, como por exemplo:
Ela também não precisa da luz traseira para obter brilho, por isso são transparentes. Além disso, devido a sua tecnologia, permite a criação de telas mais finas e bem mais leves.
Não há apenas os prós nessa inovação. Portanto, é essencial conhecer as desvantagens para avaliar se ela atende às suas necessidades. Assim, facilita para quem deseja comprar eletrônicos com Tecnologia Oled. Então, são elas:
Este tipo de tela possui um tempo de vida útil muito curto, estimado em 14 mil horas com brilho moderado. Já os outros tipos que possuem um prazo mais longo nessas situações.
Por ser uma criação recente, ela possui um alto custo de produção e de venda. Mas, a qualidade do produto justifica muito bem o seu valor. Dessa forma, ela é uma das melhores opções de tela.
É uma tecnologia nova e não está disponível no mercado eletrônico no momento. Portanto, pode-se encontrá-la em alguns modelos de notebook e smartphones, com produções para o futuro.