Você conhece o Vale do Silício? Quem é amante da tecnologia com certeza já ouviu falar. Mas, quem não está por dentro do assunto, ainda tem dúvidas sobre o lugar que reúne as melhores mentes e corporações de inovação e tecnologia do mundo.
Vale do Silício é o nome dado ao grupo de cidades localizadas na Baía de São Francisco, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Então, a região se tornou o maior centro da indústria tecnológica e, hoje, é a sede de diversas empresas valiosas como:
O Vale do Silício surgiu em 1950, época que marcou o término da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria. Assim, por causa desses conflitos, os EUA criaram ações de incentivo ao setor de tecnologia para aumentar a produção de armas.
Depois, eles começaram a investir em empresas privadas e, dessa forma, empresas com essa temática se instalaram na cidade de São Francisco. Mas, assista ao vídeo a seguir para entender melhor a sua história:
A tradição tecnológica e a forte cultura empreendedora são as razões que atraem empresas para a região. Por isso, universidades importantes, como Stanford e UC Berkeley, estão lá e produzem vários talentos em tecnologia.
Desse modo, é o capital de investimento que é financiado para as startups de tecnologia e marketing digital em fase de projeto inicial.
Existem parques tecnológicos que se destacam e, assim, entram na categoria de Vale do Silício brasileiro. Ainda mais, no estado de São Paulo, onde há diversas corporações de tecnologia industrial, várias startups em MG e demais exemplos como:
Por fim, esses parques têm tido um papel importante no impulso da inovação, economia do Brasil e, por isso, são reflexos do potencial de crescimento que ele tem.
Através do exemplo dado pelo Vale do Silício, foi possível estabelecer uma cultura de incentivo para quem deseja empreender, portanto, é real a ideia de que é possível abrir uma empresa em qualquer lugar, até mesmo perto de uma universidade.
Veja também: Quais as maiores empresas de tecnologia do mundo?