Tecnologias na educação infantil: como adicionar na rotina

29 de março de 2023 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Tecnologias na educação infantil: como adicionar na rotina - Quero Mais Tecnologia

As tecnologias na educação infantil ganham cada vez mais espaço. Assim, ajudam de modo direto no desenvolvimento e na agilidade. E assim, tem a tecnologia como aliada no ensino e tornando o ambiente escolar, por exemplo, ainda mais interessante e moderno.

Qual é a importância de usar as tecnologias na educação infantil?

As tecnologias na educação infantil são importantes porque faz com que a imaginação das crianças seja criada com frequência. Isto é, a tecnologia deixa o ensino  mais interessante. Desse modo, permite que eles tenham novas formas de busca.

Menino fazendo suas atividades de casa escrevendo algo em caderno sobre mesa de madeira e usando livro e um tablet apoiado em suporte, uma das Tecnologias na educação infantil que mais ajudam no desenvolvimento, com outros livros e lápis e canetas, bem como agenda, ao seu redor em cima dessa mesa
As tecnologias na educação com as novas formas de buscas. Imagem de Tima Miroshnichenko do site Pexels.

Como a tecnologia influencia no desenvolvimento infantil?

Por meio da tecnologia existe a chance de conhecer costumes, novos lugares e interagir com as pessoas que vivem longe. Assim como, o uso consciente também ajuda no seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Logo, aprende sobre as relações pessoais.

Quais são os desafios com as tecnologias na educação infantil?

As tecnologias na educação infantil tem o desafio de apresentar as atividades de forma clara e que tenha sentido para o aluno. Além disso, tem um outro desafio que é ensinar a criança a usar a ferramenta de maneira inteligente e nos momentos certos.

Quais são os benefícios da tecnologia na infância?

A tecnologia na infância quando é bem feita para o ensino é excelente. Desse modo, o aluno se mantém mais ativo e esperto. Logo, coloca em prática o que aprendeu no dia a dia.

Os benefícios da tecnologia na infância está muito além e são esse:

  • criatividade;
  • amplia a ideia;
  • ajuda no pensamento lógico;
  • bem como, prepara para o futuro;
  • assuntos acessíveis;
  • cria novas práticas;
  • aprende com vídeos e livros digitais.

E assim, é preciso ter esse período na rotina da criança. Isto é, com a finalidade bem estabelecida para o estudo. E assim, a tela passa a ser benéfica. Veja também, educação

Como adicionar a tecnologia na educação infantil?

Tem várias formas de adicionar a tecnologia na vida da criança. Bem como, os tablets e smartphones que têm mais facilidade e acesso para ler livros digitais ou para ajudar nos estudos. Também é possível adicionar na educação as aulas de robótica e programação.

Criança de pé diante de reservatório grande e transparente de água usando óculos de realidade virtual como uma das Tecnologias na educação infantil e mexendo em objeto que lembra joystick
As tecnologias na educação infantil e as aulas de robótica. Imagem da Vanessa Loring no site Pexels.

Como usar a tecnologia na educação infantil?

Tem inúmeras alternativas para o uso da tecnologia na educação. Ou seja, podem ser para o uso de tarefas simples ou mais complexas. Por exemplo, os jogos pedagógicos, os filmes curtos e os audiolivros fazem parte da nova geração e definem um novo modo de aprender.