A tecnologia NFC é mais uma oportunidade de otimizar serviços, como por exemplo, o pagamento em máquinas de cartão, apenas ao aproximar o celular ou o smartwatch. Conheça mais sobre ela, assim como suas vantagens.
Tecnologia NFC tem por nome a sigla “Near Field Communication”, ou seja, troca de dados sem fios entre dois dispositivos. Isso ocorre por meio da aproximação dos componentes.
O grande diferencial é o tempo de operação. O NFC permite a liberação em menos de 10s. Um marco para os dias atuais, tão agitados. No Brasil, apenas no 1º semestre de 2002, a opção pelo uso dessa tecnologia cresceu mais de 400%.
A tecnologia data dos anos 2000, da união entre Sony, Philips e Nokia em busca de uma tecnologia e inovação mais avançada que o RFID. Os primeiros testes, no entanto, aconteceram apenas em 2006, por meio de tags.
17 anos depois, a tecnologia ganhou melhoria e hoje é vista, de forma mais comum, como meio de pagamento, assim como de transferência de dados.
Afinal, basta aproximar o celular ou o smartwatch (uma das tecnologias vestíveis) perto de uma tecnologia bancária, que a aproximação entre aparelhos sincroniza e efetua o pagamento.
A conexão entre dispositivos por aproximação da tecnologia NFC funciona, a saber, por meio de uma frequência de rádio de curta distância. Ela, por sua vez, transfere dados entre os aparelhos quando estes estão em proximidade.
Sua diferença para o Bluetooth é que o NFC dispensa o pareamento. Dessa forma, confere maior rapidez aos processos. Ao passo que a torna mais segura, uma vez que seus receptores são passivos e as fontes, ativas. Saiba mais sobre o funcionamento a seguir.
O uso da tecnologia NFC beneficiou a transferência de dados de forma geral. No entanto, esse processo é mais perceptível nas operações de compra e demais tecnologia bancárias. Outros benefícios da NFC são, a saber:
Logo, optar pelo uso confere maior agilidade a tarefas cotidianas, como por exemplo, a transferência de arquivos. A maioria dos celulares e smartwatches atuais conta com essa tecnologia. Na dúvida, confira a ficha técnica do aparelho.