A tecnologia militar mudou não só a forma dos exércitos se prepararem para as suas batalhas, como também a maneira deles enxergarem as fraquezas dos seus oponentes. Além disso, ela tem um efeito direto nos avanços tecnológicos presentes no dia a dia.
A tecnologia militar se refere aos recursos usados pelas Forças Armadas em serviços militares. Ou seja, são os itens usados em combate, como, por exemplo, armas, automóveis e aparelhos de comunicação.
São essenciais para garantir que os países se mantenham em segurança em situações de guerra. No entanto, o seu uso indevido pode causar consequências graves, como conflitos entre os grupos extremistas.
Os tipos de tecnologia de guerra variam de acordo com a precisão do momento em que foram criadas. Assim como, dos recursos que os serviços de inteligência tinham ao seu dispor. Entre os principais estão:
Alguns dos aparelhos que as pessoas usam no dia a dia, aliás, também foram invenções militares, como o GPS, câmeras digitais e a internet.
A tecnologia militar está sempre em evolução para atender às forças militares. Nesse sentido, os avanços oferecem uma vantagem maior para as Forças Armadas. Além disso, é uma forma de melhorar as ferramentas antigas, entre eles estão:
A tecnologia militar impacta na segurança nacional e nos avanços tecnológicos. Uma vez que os seus meios são para a proteção em conflitos. Assim como afetam a vida das pessoas, inclusive, na forma em que se comunicam.
O principal objetivo das Forças Armadas é proteger o país contra os perigos não só de fora, como também de dentro. Sendo assim, os recursos da tecnologia na segurança e comunicação são grandes aliados para evitar invasões e ataques surpresa.
Algumas das maiores inovações foram criadas apenas para o uso militar. Porém, com o passar do tempo essas invenções passaram a ser de uso comum, como o computador, por exemplo.
Veja também: Drones do Futuro: O que vai acontecer com a evolução da sua tecnologia