A tecnologia inverter foi criada e patenteada pela Toshiba no início dos anos 80, assim, o objetivo principal da marca era criar um sistema que usasse menos energia elétrica para operar. Hoje, você a encontra em vários dispositivos eletrônicos no mercado.
Em síntese, um motor de tecnologia inverter resfria ou aquece uma área de forma muito eficaz. Ao ligar o compressor, ele acelera para chegar na maior temperatura no menor tempo possível. Ao chegar lá, ele não desliga, apenas mantém o clima.
Pouco depois, o modulador vai operar para se manter estável na menor velocidade necessária e só vai mudar quando for preciso. Portanto, o motor só desativa se você desligar o aparelho.
Em outras palavras, essa técnica foca em eficácia, ou seja, a energia mínima é usada para atingir a temperatura que se deseja. Assim, gasta-se uma quantia muito menor de eletricidade.
A principal vantagem da tecnologia inverter é a economia de energia. E, além dela, há duas outras que também são cruciais, são elas:
O ar-condicionado que tem a tecnologia leva menos tempo para chegar no clima ideal e ainda o mantém ao longo do tempo, sem mudanças bruscas. Além disso, eles são muito mais silenciosos, porque operam na aceleração mínima.
Embora as peças sejam mais difíceis de repor, logo, são mais caras, elas tendem a sofrer menos desgastes que as de aparelhos de empresas mais tradicionais.
A vida útil dos equipamentos também é maior com essas tecnologias. Em primeiro lugar, porque não precisa ligar e desligar o tempo todo, em segundo lugar, porque eles mantêm a velocidade mínima e isso evita avarias pelo uso.
A tecnologia inverter é a melhor escolha se você quer um aparelho que o ajude a poupar com o gasto de energia. Os inversores ajudam a limitar o uso da luz, pois são mais eficientes.
O recurso garante, sem dúvida, mais conforto no local, o que é ótimo em dias muito quentes ou muito frios. Assim, em um futuro próximo, vai gerar uma conta mais baixa.
Veja também: Exemplos de tecnologia avançada: conheça as principais inovações e sua utilidade