Impacto da tecnologia em logística

6 de maio de 2024 Escrito por Jéssica V. Correa
Impacto da tecnologia em logística - Quero Mais Tecnologia

A tecnologia em logística traz avanços, pois, com o mercado cada vez mais ágil, ela alinha a área com essa evolução. Assim, ao automatizar processos, a eficiência no setor de operações aumenta, o que é bom para empresas e clientes.

Qual é o impacto da tecnologia em logística?

O maior impacto da tecnologia em logística é que ela oferece meios de acelerar as operações, além de reduzir falhas e atrasos. Por exemplo, centros de distribuição automatizados usam recursos digitais para controle de estoque, rastreio de produtos, etc.

Ao invés de ter que dispor de mão de obra humana para tudo, muitas etapas são feitas de forma automática. Então, isso reduz os custos operacionais e ainda aumenta a eficiência do serviço para os clientes, ou seja, todos ganham, mas esse não é o único benefício.

Impacto da tecnologia em logística
Com a automatização e padronização de processos, tudo é mais rápido e eficiente no setor de logística- Imagem de Artem Podrez, do Pexels

Outros benefícios dos avanços tecnológicos para o setor

Com sistemas e apps de gestão e outros recursos digitais, é possível aplicar padrões nas etapas do setor de logística. De fato, isso traz grandes benefícios, como:

  • planejamento mais ágil;
  • rastreio de produtos mais eficiente;
  • entregas mais rápidas;
  • dados de clientes mais seguros.

Tudo isso é bom não só para as próprias empresas que atuam na área como também para as que usam os serviços de logística. Além disso, os clientes também recebem seus produtos mais rápido, tem mais segurança, etc. Esse ciclo forma a chamada Logística 4.0.

Quais são as maiores contribuições da tecnologia em logística?

Algumas das maiores contribuições da tecnologia em logística incluem o CRM, bem como:

  • Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS);
  • Planejamento de Recursos Empresariais (ERP);
  • Caminhões inteligentes;
  • Softwares de gestão de armazéns (WMS);
  • Customer Relationship Management (CRM).

Como os recursos digitais de logística funcionam?

O TMS é um tipo de sistema de gestão para controle total dos transportes, como envios, coletas, entregas, registro de taxas e tarifas, etc. Já os ERPs são softwares de gestão que integram dados de todos os setores, como RH, financeiro, dentre outros.

Muitos caminhões de entrega já possuem sistemas com IA e Internet das Coisas, usadas em sensores, por exemplo. Além disso, esses recursos permitem que toda a frota se conecte, o que gera mais segurança e eficiência no transporte.

Próprio para gestão de armazéns ou centros de distribuição, os WMS podem gerar dados precisos sobre localização de produtos. Aliás, eles atuam também na coleta, estoque, separação e envio de pedidos, além de atualizar dados de entrada e saída.

Esses são apenas alguns dos muitos recursos que a revolução digital trouxe para a área. Porém, isso deve ser só o começo de uma era em que tudo é mais rápido e eficaz no setor de operações graças ao avanço da tecnologia.

Veja também: Transporte de mercadorias mais eficiente devido a modernização da logística