A tecnologia e a inovação são dois modelos muito usados no mundo atual, mas ainda muitas pessoas não sabem seus significados e confundem os conceitos. Então, se você é um gestor e quer se colocar melhor no mercado, é preciso entender o que é cada um.
Em primeiro lugar, é preciso explicar que inovação e tecnologia são noções diferentes. Os recursos tecnológicos servem como base para uma ideia, também tornam a vida mais fácil, mas nem sempre eles vão gerar inovação.
Inovar é o poder de criar, ampliar e entregar algo completamente novo no mercado. Pode ser um produto, serviço, processo ou modelo de negócio para um cliente. Em suma, uma ideia inovadora pode ter 4 pontos:
Como visto acima, nenhum traço de um método inovador requer aparelhos, ou seja, ela é um sistema focado no fator humano. Assim, esse é um processo que foca em experimentos, equipes e desejo de aprender e melhorar.
Já a indústria tecnológica está sempre em evolução, e ela atua em vários campos ao criar ferramentas, habilidades e desenvolver produtos que têm grande impacto no dia a dia e em várias ações. Portanto, ela torna o trabalho mais simples de executar.
Uma das principais vantagens da inovação e da tecnologia é ajudar empresas a competir em uma esfera global. Vários métodos, como a internet, por exemplo, permitem que uma única loja venda seus produtos e serviços para clientes do mundo todo.
Com isso, o lucro das empresas cresce muito e elas podem investir mais em técnicas novas para otimizar e aumentar suas produções.
Além disso, a ligação entre os dois modelos ajuda a reduzir os custos. O uso de aparelhos facilita o processo de criação, ou seja, ele fica mais rápido e eficiente.
Se você deseja crescer no mercado, é vital investir em algo inovador que envolve a tecnologia para o avanço do seu negócio. São conceitos diferentes, mas que andam de mãos dadas para que a sua empresa cresça bem e consiga se destacar no mercado.
Veja também: https://queromaistecnologia.com/2023/02/25/superapps/