Tecnologia disruptiva: o que é e como impacta o mercado?

10 de março de 2023 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Tecnologia disruptiva: o que é e como impacta o mercado? - Quero Mais Tecnologia

A tecnologia disruptiva é responsável por várias mudanças do campo tecnológico, por isso, tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Pois, elas rompem com antigos padrões e oferecem uma ideia moderna que se baseia nas tendências atuais.

O que é tecnologia disruptiva?

Tecnologia disruptiva é uma inovação que surge para mudar um método, produto ou uma prática comum nas empresas. Ou seja, são novas formas de trabalhar, com o objetivo de criar modelos de atendimento e gestão cada vez mais modernos.

Em geral, os fatores que definem esse rompimento estão ligados ao custo-benefício e à performance. Bem como, o desempenho e as melhorias nos mais variados processos.

Reunião em empresa com líder de pé diante da equipe, que está reunida ao redor de mesa de madeira, falando de tema escrito em cartaz por trás do mesmo, escrito Automation ou automação, em tradução direta, representando a Tecnologia disruptiva
A tecnologia disruptiva contribui para a automatização das empresas. Imagem do site Freepik.

Impactos das novas tecnologias

As novas tecnologias contribuem para que as empresas descubram novas maneiras de se adaptarem às mudanças geradas pelos avanços do digital. Além disso, sua prática promove:

Quais são os exemplos de tecnologia disruptiva?

A tecnologia disruptiva tem se mostrado cada vez mais eficaz, logo, seus exemplos são realidade aumentada, internet das coisas e inteligencia artificial. Assim, a maioria das empresas estão aderindo a ferramentas que melhorem processos internos e externos. 

Com isso, então, alguns dos principais tipos dessa novidade estão presentes na vida e no dia a dia de milhares de pessoas.

Mulher em local de trabalho sentada diante de notebook sorridente enquanto usa fone tipo headset, mas unilateral, com microfone para atendimentos
A tecnologia disruptiva facilita a comunicação. Imagem do site Freepik.

Internet das coisas

É o termo que define a capacidade de diferentes objetos criarem uma conexão com a internet. Ou seja, a geração de uma ambiente virtual integrado a uma rede com aparelhos que trocam dados através da nuvem.

A partir disso, então, eles podem agir em conjunto, sem precisar que uma pessoa interfira. Por exemplo, uma empresa tem um sistema que controla os produtos em estoque. Assim, ele faz uma lista do que está em falta e manda para o setor de compras.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma técnica que facilita o contato com os usuários. Pois, essa ferramenta analisa o perfil de cada cliente, para assim oferecer as soluções ideais. A propósito, ela é bastante utilizada em serviços de call center.

Realidade aumentada

A realidade aumentada em vendas, aliás, inclui no ambiente algo que não está lá através de uma lente. Por exemplo, usar o Google Lens para ver um animal em tamanho real. Para isso, basta mirar a câmera do celular em algum lugar do espaço e ver o resultado.

Veja também: Tendências importantes para os profissionais de tecnologia