Descubra como a tecnologia blockchain auxiliar o setor joalheiro

10 de outubro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Descubra como a tecnologia blockchain auxiliar o setor joalheiro - Quero Mais Tecnologia

A tecnologia Blockchain é uma popular pelo uso das criptomoedas, ou seja, o dinheiro virtual. Mas, esse sistema é mais flexível do que você pensa, com várias opções de uso.

Por dar maior segurança aos dados, muitos setores podem se beneficiar com isso. Aliás, um deles é o joalheiro e você confere a seguir os detalhes sobre essa possibilidade.

A tecnologia blockchain

Essa tecnologia consiste em um banco de dados para transferir informações. Mas, sua alta segurança é o destaque, o que viabiliza transmissões rápidas.

De forma simples, pense nesse sistema como uma corrente feita de vários blocos. Assim, em cada um deles pode-se guardar todo tipo de informação sem alteração.

Isso acontece porque os blocos conectados precisam da chave certa para serem abertos. Assim, a rede torna-se segura pois precisaria abrir todos eles ao mesmo tempo. Ou seja, no mesmo milésimo de segundo.

A parte prática da tecnologia blockchain

Para te ajudar a entender essa tecnologia, confira a seguir como ela funciona na prática:

  1. Tudo começa quando uma transmissão é requisitada;
  2. Nisso, cria-se um bloco para representá-la;
  3. Ele, em seguida, se difunde entre os “nós” da rede;
  4. Esses nós validam o conteúdo;
  5. O bloco é adicionado na corrente;
  6. Após ser verificada, efetua-se a transmissão com sucesso.

O uso da blockchain para além dos bitcoins

Todo o conceito explicado acima teve seu uso voltado para os bitcoins, ou seja, criptomoedas. Para quem não sabe, elas são uma espécie de dinheiro virtual.

A ideia da blockchain deu certo com esse tipo de dinheiro, sendo usada até hoje. Não apenas isso, mas já houveram menções de uma versão mais aprimorada do sistema.

Outras aplicações

Em geral, a tecnologia blockchain se mostra segura e pode ser aplicada em vários outros campos. Por exemplo, a área da saúde pode tirar proveito dessa corrente de blocos.

Esse uso é tipo como promissor e na prática pode acontecer para proteger os pacientes. Além disso, dará a eles um controle maior do histórico médico. Por fim, outros exemplos de uso são:

  • Pesquisas;
  • Indústria farmacêutica;
  • Sistemas acadêmicos.

Como a blockchain auxilia no setor joalheiro

O setor joalheiro é um dos que podem aproveitar essa tecnologia para impulsionar seu crescimento. Afinal, usa-se a blockchain para aumentar a transparência e melhorar as relações de consumo.

Um dos exemplos práticos é o de rastrear as gemas mais valiosas. Assim, há até mesmo a colaboração de várias empresas em todo o processo de produção. Por exemplo:

  • Mineradoras e ourives;
  • Designers e fabricantes;
  • Varejistas;
  • Fornecedoras de verificação UL.

Para quem se preocupa com a integridade das jóias, essa medida é um ótimo atrativo. Mas, existem outros tipos de finalidade para o uso da tecnologia blockchain.

Redução nas falsificações

O uso dessa rede de blocos virtuais contribui para reduzir as falsificações com eficácia. Afinal, cada peça ou acessório terão sua própria identificação, que não poderá ser alterada. Logo, tanto os comerciantes quanto os usuários poderão garantir que a jóia é real.

Mais segurança e transparência com a tecnologia blockchain

Como pode perceber, essa é uma tecnologia com muitos pontos positivos de segurança. A princípio, é uma maneira muito confiável de transferir dados sem perigo de sofrer alterações.

O setor joalheiro, então, pode crescer bastante nos próximos tempos conforme essa aplicação aumenta. Assim, pode-se ter em mãos a garantia de que a peça comprada não é falsa.