Caso pense que os carros solares estão longe de você, melhor repensar essa ideia. Afinal, eles estão cada vez mais perto de circular por aí pelas ruas e avenidas.
Vários dos projetos apresentam uma tecnologia para aproveitar a luz solar e o calor. Portanto, entenda mais sobre ela neste artigo.
O primeiro dos carros solares foi apresentado ao mundo no começo da década de 1960. Então, na época, a International Rectifier Company mostrava uma nova versão de um modelo de 1912.
Com a energia fotovoltaica, o projeto surgiu como o primeiro veículo dirigível. Dessa forma, ele tinha 10.640 células solares fotovoltaicas, que ficavam ao longo do telhado. Assim, elas alimentavam a tração do carro.
Outros projetos com a mesma ideia apareceram mais vezes pela história:
Com o passar dos anos, mais projetos vêm sendo desenvolvidos por universidades e outras montadoras. Portanto, a realidade de contar com carros solares no cotidiano está cada vez mais perto.
De modo geral, a tecnologia se baseia em um projeto que começou há 5 anos. A princípio, não é muito diferente dos que foram citados mais acima. Ou seja, também trata-se do uso de energia solar fotovoltaica.
Nesse caso, o conjunto de painéis dessas células fica no topo das edificações. Dessa forma, pode-se captar a luz do sol e gerar energia para alimentar as baterias.
Essa ideia ganhou mais força após a parceria com a BMW brasileira, feita recentemente. Mas, vale lembrar que o conceito original surgiu pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Após a aliança, estações de recarga foram criadas para reutilizar as baterias, além de recarregá-las. Então, a energia para os carros solares é captada e armazenada em alguns módulos. Eles são feitos com baterias usadas e totalizam seis elementos.
Eles se conectam a inversores que acompanham toda a produção de energia para o abastecimento. Além disso, os módulos são fáceis de acessar e podem ser substituídos e também reciclados.
Esse tipo de energia baseia-se na luz e no calor. Assim, a quantidade produzida aumenta conforme a radiação das placas solares. No geral, essa energia têm-se como:
O nome fotovoltaico tem origem no termo “Phos” da Grécia, ou seja: luz. Agora, quanto ao “volt”, ele vem da unidade de força, nascido do italiano Alessandro Volta. Para quem não sabe, este físico é o inventor da pilha. No inglês, usa-se esse termo desde 1849.
Confira agora quais são os maiores benefícios que os carros solares podem trazer no futuro:
Neste artigo você pôde conhecer um pouco da tecnologia por trás dos carros solares. Assim, deu para notar o quanto eles já fazem parte da realidade atual no mundo.
Com os projetos sendo aprimorados, a tendência é um futuro com mais veículos solares. Dessa maneira, vários quesitos da vida urbana prometem melhorar com essa novidade.