Tag NFC: saiba o que é essa tecnologia de transmissão de dados e veja como ela funciona

18 de novembro de 2023 Escrito por Ana Paula
Tag NFC: saiba o que é essa tecnologia de transmissão de dados e veja como ela funciona - Quero Mais Tecnologia

A tag NFC tem cada vez mais ganhado o mercado, visto que é uma tecnologia muito útil para armazenar, ler e transmitir dados. Nesse artigo você irá conferir mais detalhes dessa inovação para entender como ela funciona, bem como as vantagens da sua aplicação.

O que é a tag NFC?

A tag NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que interage com outros dispositivos que são compatíveis. Em suma, ela armazena dados em um microchip que podem ser lidos por outros aparelhos, como um celular ao chegar perto.

É muito similar ao pagamento com a mão e cartão por aproximação, que também são inovações tecnológicas que vieram para ficar. No entanto, a aplicação dessa ferramenta vai ainda mais além, pois o seu uso estar em:

  • controle de acesso em condomínios;
  • transmitir dados;
  • identificação pessoal;
  • cartões de visita;
  • adesivos;
  • receber comandos;
  • entre muitas outras.

As tags, ou etiquetas NFC, como também são conhecidas, podem ser do tipo passiva, ou seja, não tem fonte de energia própria. Em síntese, a alimentação desse tipo de dispositivo é feita pelo campo magnético de outro aparelho com a tecnologia NFC.

Tag NFC: saiba o que é essa tecnologia de transmissão de dados e veja como ela funciona
A tag NFC é uma tecnologia de transmissão de dados presente em cartões e outros itens. Imagem de Onur Binay no Unsplash

Aplicações comuns

Elas são comuns em cartões de transporte, de crédito, de acesso, adesivos e vários outros. Por outro lado, as do tipo ativas já tem uma fonte integrada a elas para fornecer energia, o que lhes dão funções mais complexas.

Tag NFC: saiba o que é essa tecnologia de transmissão de dados e veja como ela funciona
A tag NFC permite pagar contas por aproximação. Imagem de Đức Trịnh no Unsplash

Como funciona a tag NFC?

A tag NFC, ou etiqueta, funciona ao armazenar dados em um microchip, o que lhe permite interagir com outros dispositivos que tenham a tecnologia. Em síntese, eles têm uma pouca memória, limitando as informações para guardar.

Elas atuam pela indução eletromagnética de curto alcance, o que permite a comunicação sem fio ao aproximar um aparelho com NFC. Assim, há troca de dados ao chegar apenas alguns centímetros um do outro.

Tais avanços tecnológicos facilitam não só o acesso a informações, mas também são vitais para a automação de processos. Por isso, a tendência é que esse tipo de tecnologia tenha cada vez mais uso e se aplique em outras áreas.

Tag NFC: saiba o que é essa tecnologia de transmissão de dados e veja como ela funciona
A tag NFC funciona por indução eletromagnética e interage com dispositivos compatíveis. Imagem de Thai Nguyen no Unsplash

Quais são as vantagens da tag NFC?

A tag NFC é um recurso de baixo custo, tornando a sua aplicação viável para qualquer empresa e quem quiser usá-la. Do mesmo modo, ela também se destaca por ser versátil, ou seja, a sua utilidade vai de acordo com a necessidade, além disso, vale citar:

  • funcionam de uma forma simples, basta aproximar;
  • você pode usar em vários formatos, como em chaveiros, cartões, entre outros;
  • é de fácil uso;
  • tem vida útil para vários anos, a depender do cuidado e proteção;
  • não requer fonte de alimentação, no caso das passivas.

O uso do NFC é muito útil e tende a ser ainda mais no futuro. Por fim, tenha em mente que a tecnologia possui limitações, como o limite de alcance, então aplique apenas conforme a necessidade.

Veja também: O que é um computador quântico?