Os superapps são uma forma de unir de forma digital todos os serviços em um único aplicativo. Assim, é possível acessar muitas tarefas na mesma interface e essa integração de sistemas pode ajudar as empresas a fornecer conteúdos únicos.
Os superapps são aplicativos de vários serviços que reúnem uma variedade de funções dentro de um único programa. Nesse sentido, eles permitem que os usuários executem várias tarefas, tais como:
Permitem que as empresas conectem os dados dos usuários para fazer um serviço diferenciado para cada pessoa. Além disso, os clientes podem usar pontos de fidelidade para trocar por produtos e serviços.
Eles dão às marcas uma grande chance de ampliar o alcance, atingir um público mais amplo e aumentar o destaque da empresa, pois ajuda a oferecer serviços mais completos em um único lugar e crescer os negócios.
Nesse cenário, essa é uma das principais tendências digitais, uma vez que cresceu o número de novos apps lançados, com esse objetivo.
A China foi o primeiro país a criar os superapps, com o objetivo de integrar várias funções em um único canal. Dessa forma, ele foi criado para ajudar os usuários a realizar várias tarefas sem precisar alternar de app.
Os principais programas chineses são WeChat, Alipay e Meituan, que contam com tecnologias para chat, pagamentos e compras em um único local.
Essa nova onda de aplicativos está se espalhando para outras partes do mundo, como o sul da Ásia, o Sudeste Asiático e o ocidente.
Os maiores do mundo são WeChat, Gojek, Alipay, Grab, Paytm e LINE. Esses aplicativos fornecem uma plataforma única para que os usuários acessem serviços e produtos de diversos fornecedores.
Os superapps são aplicativos que oferecem serviços em uma única plataforma, em vez de funcionar como aplicativos individuais. Eles são mais do que um aplicativo móvel, pois permitem ao usuário ter muitos serviços em um só lugar.
Um programa comum tem apenas um uso, como jogar, de mensagens ou de música. Enquanto, o primeiro é mais amplo, pois além de serviços, também pode oferecer conteúdo e diversão para os usuários.
O aplicativo comum deve passar a oferecer outros serviços para atender às necessidades dos usuários, o que pode incluir pagamento e mensagens. Além disso, deve oferecer uma experiência de usuário única e consistente.
No Brasil, os superapps vêm ganhando muita popularidade nos últimos anos, com a ascensão de empresas como o iFood, Rappi e Loggi. Essas empresas são líderes de mercado e oferecem serviços de delivery e outros serviços dentro de um único aplicativo.
O resultado é que os usuários podem usar esses aplicativos para realizar diversas tarefas enquanto economizam tempo e dinheiro. Por isso, se destacam pela forma como usam a tecnologia para escalar negócios.
Os principais exemplos do país são o iFood, Rappi, Loggi e 99. O iFood é uma plataforma que permite a entrega de comida e outros produtos. O Rappi é um app que permite a realização de diversos serviços como compras, entregas, pagamentos e doações.
A Loggi é um serviço de entregas expressas para empresas e clientes finais. Enquanto, o 99 é um aplicativo que conecta motoristas e passageiros para viagens de carro compartilhadas.
Os aplicativos citados permitem que os usuários tenham acesso aos serviços de forma rápida, prática e segura. Por isso, elas ganham cada vez mais atenção entre as pessoas e estão se tornando cada vez mais famosos no Brasil.
As vantagens dos superapps é o conforto de acessar todos os serviços em um único lugar, o que reduz assim o tempo e esforço gasto para pesquisar e instalar vários aplicativos diferentes.
Estes programas também dão uma experiência de usuário personalizada, já que faz o cliente lembrar de serviços ou das boas ofertas, baseados em seus interesses.
Outra grande vantagem é que são bastante seguros, pois eles são projetados para guardar dados confidenciais, como informações bancárias, em um ambiente protegido por senha e criptografado.
Para quem curte tecnologia, conheça ainda os aplicativos de produtividade que podem ajudar nas tarefas do dia a dia.