A Boston Dynamics apresentou em abril deste ano a sua nova versão do robô Atlas, uma máquina capaz de realizar movimentos de parkour. Enfim, saiba quais são os detalhes sobre ele, o que muda em relação à versão anterior e quando deve chegar ao mercado.
A Boston Dynamics Company anunciou uma nova versão do Atlas, o seu robô humanoide, que agora é um robô 100% elétrico. Em suma, a empresa aposentou o modelo anterior e, logo em seguida, apresentou ao mundo a sua aposta para o mercado.
Ele veio para substituir a máquina antiga que era feita com recursos hidráulicos. A princípio, havia limites em seus movimentos, embora tal versão conseguisse fazer várias manobras de alto nível, como o parkour.
A nova versão do Atlas possui mais tecnologia e inovação em sua estrutura. Em síntese, isso significa que a máquina traz uma série de atributos, por exemplo:
Esse robô Boston Dynamics veio para mostrar o quanto a empresa evoluiu com as suas soluções tecnológicas no campo da robótica. Ao passo que ele traz um design que o permite fazer uma série de movimentos que vão além da capacidade do ser humano.
A ideia é que ele supere os limites da versão anterior, uma vez que no vídeo de apresentação, ele se levanta do chão com contorcionismo. Do mesmo modo, a máquina é mais forte, eficaz, ágil e hábil em tudo o que faz por conta da sua amplitude de ações.
A empresa afirma também que o seu novo robô Atlas terá uma série de habilidades e recursos maiores que a sua versão anterior. Por exemplo, ele será capaz de se adaptar a diversos tipos de ambientes da indústria.
Isso graças à variação de suas garras que lhe permite uma maior aderência e eficácia ao pegar, levantar e mover objetos. Além disso, a máquina terá mais força e fará manobras que superam as do ser humano, é, sem dúvidas, uma das grandes tecnologias do futuro.
O robô da Boston Dynamics Atlas deve ter início dos seus testes já em 2025. Em suma, isso será feito na fábrica da Hyundai (que adquiriu a Boston em 2021), bem como outras parcerias, pois é preciso haver uma:
Já para estar disponível para venda comercial, ainda não há previsão, ao passo que a ideia da Boston é testar com um grupo de clientes. No entanto, isso deve demorar alguns anos para chegar, de fato, ao mercado.
A Boston Dynamics mostra para o mundo que entra de vez na corrida no mercado de robôs que é iminente e será acirrada no futuro. Em síntese, a marca entra na briga com outras gigantes da área, como a:
O ponto é que todas as grandes companhias tecnológicas focam seus esforços em sair na frente, pois o futuro é, sem dúvidas, dos robôs humanoides.
Veja também: Cão-robô conectado ao 5G? Conheça essa novidade