Apple Vision Pro é um headset de realidade mista, tido como um dos produtos mais curiosos dos últimos anos. Desde o seu anúncio, atraiu muitos clientes, mas, teve críticas negativas, inclusive muitos usuários devolveram o aparelho. Então, entenda mais sobre os motivos.
Apple Vision Pro é um headset de realidade mista (MR) da Apple, lançado no início de 2024, para dar uma nova interação à realidade virtual. Dessa forma, em poucos meses ele já conta com mais de 200 mil unidades vendidas, mesmo com um preço muito alto.
O aparelho pode oferecer uma integração muito eficiente com os dispositivos da Apple, o que o faz atuar como um computador no rosto de quem os usa. Além disso, ele tem atualizações constantes, o que garante que seus usuários tenham itens cada vez melhores.
A qualidade da MR é outro ponto positivo do dispositivo, que chama a atenção dos usuários. Isso porque, tem um combinado de configurações que aprimora as imagens, já que resultam em detalhes como:
O UX do aparelho, o qual é a experiência da pessoa que o usa, é bom e tem uma interface fácil de compreender. Além disso, outro ponto a favor do dispositivo é que hoje a empresa envolve uma grande comunidade de desenvolvedores para melhorar o Apple Vision Pro.
Desde que apareceu, novos aplicativos surgiram na Apple Store, com o intuito de se adaptar ao que ele oferece, inclusive, muitos usam a computação espacial. Mas, como o Google não se juntou a marca nesse desenvolvimento, não há a integração com as suas plataformas.
Um dos pontos ruins do Apple Vision Pro é o seu peso, já que são cerca de 600 gramas que se concentram na parte frontal. Assim, a falta de distribuição faz com que ele seja desconfortável para algumas pessoas.
Como a sua bateria fica do lado externo e se conecta ao aparelho por um fio, se torna um incômodo. Isso porque, a estética fica ruim para uma tecnologia tão inovadora e também traz desconforto em alguns formatos de cabeça.
Outro ponto negativo é que ele tem uma desconexão com o mundo “real” quase total. Por isso, atua como um modo de quebrar os princípios da realidade aumentada, já que as pessoas veem o mundo com um filtro.
As lojas da Apple registraram muitas devoluções do Apple Vision Pro, porque muitos reclamam do seu conforto e outros esperavam mais. Assim, muitos devolvem porque acreditam que a segunda versão deve ser bem melhor do que a primeira.
Uma das principais críticas se dá ao peso do dispositivo, que traz muito desconforto para quem joga ou faz movimentos com a cabeça ao usá-lo. Mas, quem tem sessões de uso curtas e fica com o rosto parado tem uma experiência melhor.
O material da alça também se tornou um aspecto negativo do aparelho, já que além do incômodo, é frágil. Além disso, muitos clientes alegaram ficar enjoados com o conteúdo imersivo ou sofrer dores de cabeça após tirá-lo.
A Realidade Virtual (VR) do Vision Pro Apple tem o potencial de criar em algumas pessoas o seu mal-estar. Isso porque, a vivência em primeira pessoa pode causar sintomas como náuseas, dores de cabeça e até mesmo tonturas.
Algumas das reclamações dos clientes também envolvem os hábitos de uso e as expectativas dos fãs, que esperavam mais produtividade ou recursos. Assim, tiveram problemas em lidar com múltiplas telas abertas e também não contam com aplicativos populares, como o YouTube.
Veja também: Automatize a sua casa com o Apple Homekit