Tecnologia assistiva é um conjunto de recursos que ajuda pessoas com deficiência. Ou seja, tudo que possa contribuir para que elas tenham mais qualidade de vida.
Com a evolução da ciência, essa área vem crescendo. Logo, são muitas as ferramentas disponíveis. Então, veja a seguir quais são, como funcionam e em que podem ser usadas.
Pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade sofrem com a falta de acesso. Ou seja, elas enfrentam muitos obstáculos que as impedem de realizar várias tarefas. Assim, a tecnologia assistiva (TA) surgiu para auxiliar em sua inclusão.
Com isso, elas podem viver de forma mais independente. Além de ser benéfico, é um direito do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Apesar do nome, não se tratam só de equipamentos eletrônicos. Portanto, programas modernos, rampas de acesso e andadores também são tecnologia assistiva. Por isso, esse campo é muito abrangente.
Essa área do conhecimento inclui o trabalho de várias pessoas. Alguns exemplos são: engenheiros, psicólogos, designers e educadores. Assim, existem vários tipos de recursos para diferentes necessidades.
São muitas as ferramentas que podem facilitar a vida de pessoas com deficiência. Além disso, cada indivíduo tem um tipo de necessidade. Por essa razão, há várias categorias de tecnologia assistiva, por exemplo:
Hoje em dia, é possível ter uma série de recursos na palma da mão. Isso porque, com a ajuda de um celular, dá para fazer quase tudo. Portanto, para pessoas com algum tipo de deficiência não é diferente. A seguir, conheça alguns aplicativos de tecnologia assistiva.
Um guia onde o usuário pode avaliar locais como restaurantes e hotéis, segundo a acessibilidade. Além disso, o aplicativo permite fazer reservas e planejar viagens.
Aqui, Hugo, um avatar e tradutor de Libras muito simpático, vai te ajudar. Ele traduz, de forma automática, texto e voz do português para a língua de sinais.
Nesse aplicativo, pessoas com deficiência visual podem pedir ajuda a voluntários por meio de uma ligação. Então, aquele que não pode ver pede os olhos da outra pessoa “emprestados”.
Essa tecnologia assistiva faz a transcrição de áudio para texto. Assim, surdos podem participar de conversas com pessoas que escutam.
Ela tem várias funções que facilitam a navegação na internet. Permite mover o cursor com movimentos de cabeça. Além disso, habilita o comando de voz e faz a leitura do conteúdo na tela.
Com a tecnologia assistiva o deficiente tem mais facilidade no dia a dia. Então, atividades que são comuns e simples para a maioria das pessoas também serão para eles.
A tecnologia, de modo geral, tem esse papel na sociedade. Afinal, ela busca maneiras de deixar tudo mais simples. Portanto, nesses casos especiais, ela afeta na qualidade de vida, trazendo mais conforto.
Por fim, é graças a essa tecnologia que podemos ter mais igualdade na sociedade. Além disso, traz mais autonomia para a pessoa com deficiência.
Muita gente pensa que aqueles que têm necessidades especiais não podem viver normalmente. Mas, isso não é verdade. Ainda mais, com a ajuda de tecnologia assistiva.
É preciso um esforço de toda a sociedade para ver as dificuldades que elas enfrentam. Assim, será possível criar muitos outros recursos que facilitarão o dia a dia de todos.