Como é o míssil hipersônico Zircon?

10 de maio de 2024 Escrito por Diego Dias
Como é o míssil hipersônico Zircon? - Quero Mais Tecnologia

A Rússia possui uma arma poderosa, o míssil hipersônico Zircon, que é capaz de chegar a 9 vezes a velocidade do som. Ou seja, é um artefato de guerra de peso, veloz e destrutivo que pode mudar os rumos da guerra na Ucrânia, saiba mais sobre ele.

O que é o míssil hipersônico Zircon?

Uma das armas da Rússia, o míssil hipersônico Zircon, é um artefato de guerra que pode viajar até 9 vezes a velocidade do som. Em suma, ele faz parte do arsenal do país e é uma das mais poderosas do mundo, visto que é quase impossível de se abater.

Esse projétil possui tecnologias super avançadas que fazem com que ele possa manobrar e mudar a sua rota durante o voo. Ao passo que também o torna muito difícil de rastrear, além de ter:

  • motor scramjet, um motor a jato que é capaz de atingir velocidades supersônicas;
  • poder de alcance de 500 a 1000 km, a depender de sua altitude e trajetória.

O ponto é que essa arma de guerra é veloz e destruidora, o que causou receio em vários países da Europa. Em síntese, a Ucrânia afirma que a Rússia usou o míssil pela primeira vez em fevereiro de 2024 ao analisar os ataques a Kiev.

Especialistas afirmam que a utilização desse míssil pode mudar os rumos da guerra e o presidente russo Putin afirma que iniciou novas produções da arma.

Como é o míssil hipersônico Zircon?

O míssil hipersônico Zircon é uma arma que usa o motor scramjet para atingir super velocidades, além de conseguir fazer manobras em pleno ar. Em suma, ele se difere de um drone explosivo, que se aprimora em ataques furtivos.

Ele foi desenvolvido pela força da marinha russa, o que permite que o seu lançamento ocorra a partir de navios e submarinos. Além disso, ele é um míssil de cruzeiro antinavio, o que significa que é capaz de percorrer longas distâncias e abater embarcações.

Como é o míssil hipersônico Zircon?
O míssil hipersônico Zircon pode ser equipado com ogivas nucleares. Imagem do site Poder Naval

Pode se equipar com ogivas nucleares

A arma também se destaca por ser possível equipá-lo com ogivas nucleares ou convencionais. Ou seja, isso faz dele um artefato ainda mais poderoso, ao passo que voa mais rápido que os demais mísseis da frota russa.

Quase impossível de detectar

O Zircon se destaca pela sua velocidade supersônica que chega a atingir 9 mach, ou seja, nove vezes a velocidade do som. Em suma, isso faz com que seja quase inacessível aos sistemas de tecnologia e defesa, sem contar que também é:

  • quase impossível de ter uma proteção contra ele;
  • detectar o seu lançamento em um tempo que seja hábil de tomar providências;
  • eficaz contra alvos marinhos e terrestres, por exemplo, navios e alvos militares.
Como é o míssil hipersônico Zircon?
O míssil hipersônico Zircon pode atingir até 9 vezes a velocidade do som. Imagem do site Defesa Áerea e Naval

Qual é o impacto do míssil hipersônico Zircon na guerra da Ucrânia e Rússia?

O míssil hipersônico Zircon é uma arma cuja detecção é quase impossível de prever. Em resumo, o sistema de defesa da Ucrânia pode não ser capaz de funcionar contra essa arma, o que torna o seu impacto ainda maior.

Tal poder bélico pode mudar os rumos da guerra, ao passo que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a produção de novas unidades do míssil. Desse modo, isso tende a fazer com que as tropas da Rússia avancem sobre o território ucraniano nas próximas ações.

Veja também: Nova Corrida Espacial: Bilionários querem conquistar o espaço?