O IP indica o grau de proteção que um dispositivo eletrônico possui tanto contra água quanto para poeira que podem o afetar. Então, veja o que é esse guia e como identificar os números que o acompanham para entender o nível de proteção.
É o indicativo do grau de proteção de um produto eletrônico. Assim, esse padrão é definido pela Comissão Eletrônica Internacional (IEC), para que a avaliação desses dispositivos seja feita da forma certa. Ao passo que, esse guia analisa a capacidade de prevenir a intrusão de elementos como:
E entre outras impurezas que podem trazer danos a qualquer aparelho e suas tecnologias, já que podem causar prejuízos a sua vida útil. Por fim, cada item é embalado com uma classificação para que seja identificado o nível de proteção que ele tem.
Quando um produto é embalado, o indicativo o acompanha junto com os números de classe que dizem o nível de proteção. De modo que, o primeiro informa o grau prevenção para objetos sólidos, já o segundo, mostra para os itens líquidos.
Os graus de certificação são divididos em poeira e água, de modo que, cada um tem a sua escala de proteção para identificação. Contudo, veja nos tópicos seguintes de forma um pouco mais detalhada.
A escala de prevenção começa em 0, que significa sem proteção e vai até 6 que diz que o produto está vendado totalmente. Contudo, este é o primeiro número que aparece no indicativo e indica o grau de proteção do dispositivo contra a poeira.
Da mesma forma como o grau de proteção de poeira, esse também tem uma escala, mas que vai de 0 até o 9. No entanto, nenhum aparelho está vedado 100% à prova d’água, ou seja, mesmo o mais alto nível não é de total segurança. Por isso, o ideal é sempre evitar expor seus dispositivos eletrônicos à umidade ou fazer testes em qualquer tipo de condições. Por fim, este é o segundo número que irá acompanhar no guia.
É através do IP que é possível saber as condições mínimas em que um determinado aparelho pode suportar, afinal, quanto mais proteção, maior será a sua vida útil.
Para identificar, basta procurar na ficha técnica, no site do fabricante, caso não tenha mais a caixa do seu dispositivo. Lá, você terá todos os dados a respeito do grau de proteção que o seu aparelho eletrônico possui.