A prática de dark pattern é um dos grandes problemas hoje dentro da internet. Muitos sites e aplicativos fazem uso dessa técnica que só prejudica o usuário. Entenda melhor sobre isso e confira alguns exemplos para ficar alerta.
Eles se referem a elementos de design que têm como objetivo enganar os visitantes de um site ou plataforma. Assim, os usuários acabam fazendo escolhas de forma não intencional, o que só trás problemas no futuro.
Hoje, esses instrumentos assumem papel de botões com títulos falsos. Além disso, é comum encontrar eles associados com ferramentas gráficas como sombra e cor. Ainda, uma das aplicações mais comuns desse termo é em assinaturas.
A junção dessas opções de design costumam confundir os usuários. Inclusive, muitos sites convertem avaliações gratuitas em pagas, de forma automática. Portanto, é essencial ter um certo cuidado na hora de navegar pela internet.
O que muitos não sabem é que esses elementos foram criados com um intuito positivo. Dessa forma, grande parte dos designers buscam proporcionar uma boa experiência para as pessoas.
No dark pattern a lógica é um tanto diferente. Então, ela pode proporcionar resultados legais para os negócios. Isso ao mesmo tempo em que faz o visitante do site tomar decisões que não são boas para ele.
Presenciar essa prática é mais comum do que se pensa. Portanto, é necessário ter um pouco de cuidado com os sites que você acessa. Confira agora alguns exemplos de ferramentas que se encaixam nesse termo:
Acontece quando o usuário se inscreve para uma avaliação gratuita. No entanto, no cadastro o site solicita informações do cartão de crédito. Dessa forma, quando o prazo de teste encerra, as cobranças aparecem de forma automática.
Ela acontece quando a pessoa está em busca de realizar determinada ação na internet. Mas, o indivíduo acessa um resultado que nada tem a ver com sua pesquisa inicial.
Acontece quando os elementos estão dispostos de uma maneira para tirar a atenção do usuário. Assim, ele foca em algo específico e não se dá conta do que está em volta. É um dos exemplos que mais acontecem hoje na internet.
De forma geral, o usuário passa por várias etapas durante a compra de um produto. Então, no caso desse exemplo, na hora do pagamento a pessoa identifica algumas cobranças imprevistas.
Conhecer os exemplos acima é uma ótima forma de evitar o dark pattern. Portanto, uma última dica é fugir de sites que apresentam essas características. Assim, você evita situações indesejadas.