A Internet Via Satélite é uma tecnologia em expansão. Então, não é à toa que várias empresas desejam oferecer o serviço no Brasil. Por isso, confira quais as gigantes que estão em disputa nesse momento.
Hoje em dia, a internet já se tornou essencial, assim como água e luz. Seu uso aumentou tanto que existem tecnologias diferentes como ADSL ou fibra óptica, por exemplo. Assim, de acordo com a oferta, o usuário tem distintas opções no mercado.
Uma das alternativas mais recentes é a via satélite. Por meio de equipamentos que ficam no espaço, é possível ter conexão. Além disso, ela demanda dois modens e uma antena parabólica onde o serviço for necessário.
Sua maior vantagem é o poder de chegar em qualquer lugar do mundo sem cabos. Por essa razão, empresas estrangeiras querem implantar uma rede de satélites exclusivos para internet.
Neste momento, existem 5 companhias solicitando licença para operar no Brasil. Apesar de inovadora, a estrutura pode causar alguns problemas a outros serviços. Enquanto os satélites de internet ficariam a 570 km da Terra, outros estão a mais 35000 km.
É o caso das empresas de telefonia e emissoras de televisão. Ainda assim, a SpaceX pretende investir US$ 30 bilhões no projeto. Além dela, outras companhias em disputa são:
Somando todas elas, 4800 satélites passariam pelo território brasileiro. No entanto, a maioria seria da companhia de Elon Musk, com um total de 4408.
Diferentes órgãos enxergam os pedidos com preocupação. Por exemplo, as atividades da Base de Alcântara e do serviço de Internet Via Satélite podem sofrer interferências. Inclusive, as Forças Armadas usam esse último para fins de segurança nacional.
Técnicos investigam se é possível coordenar as distintas problemáticas. Portanto, o futuro desse tipo de serviço ainda é incerto por aqui.
Apesar da situação das gigantes estrangeiras, existem empresas que já oferecem essa opção no Brasil. A seguir, conheça as características de cada uma delas.
Com longa trajetória no país, a Vivo oferece conexão via satélite. Apesar de benéfico, o serviço sai caro. Só a instalação pode sair R$ 2000, por exemplo.
Essa companhia americana tem planos para casa ou empresa. Além disso, ela está presente em vários países do mundo como México, Colômbia e Porto Rico.
Umas das companhias de telefonias mais famosas no país também oferece esse tipo de conexão. O IPSat atinge até 20 MB de velocidade e usa a tecnologia Banda Ka.
A Viasat se dedica de forma exclusiva a esse tipo de internet. Por isso, ela oferece vários planos e tem uma iniciativa chamada Internet para Todos. Trata-se de um projeto com a Telebras para levar pontos de acesso a comunidades.
Os planos da Netlight incluem não só conexão, como também telefonia. Ou seja, o usuário também pode fazer ligações DDD, para celular ou telefones fixos.
Nos dias de hoje a internet por satélite serve, em geral, áreas rurais. Embora tenha alto custo, muitas vezes é a única forma de se conectar nesses lugares. No entanto, a tecnologia está evoluindo e ficando mais barata e ágil.
Por isso, ela pode ser uma solução para políticas públicas que buscam garantir acesso universal. Mas, enquanto a mega ampliação não é aprovada, resta esperar.