A inteligência artificial é um software de programação que dá às máquinas características especiais. Por exemplo, elas ganham a chance de pensar e até mesmo tomar decisões. Dessa forma, existem alguns tipos distintos para que se possa entender como ela funciona.
Conhecer os tipos de IA é essencial para que se mantenha atualizado nos dias atuais. Assim, essa tecnologia permite que haja três distinções entre eles:
Essas divisões têm a ver com como essa tecnologia é usada depois. Por isso, eles se dividem entre vários tipos, mas esses são os principais para entender como atua.
Pode ser vista também como ‘IA fraca’ e possui apenas um objetivo. Então, a sua função é guardar um número bem grande de dados. Contudo, é capaz de fazer alguma tarefa difícil, conforme a programação da inteligência artificial.
Também pode ser conhecida como ‘IA forte’ ou até mesmo ‘nível humano’. Dessa forma, essa parte da tecnologia é capaz de realizar tarefas parecidas com as de humanos.
A respeito desse tipo de IA, ela ainda está em estudo. Mas, acredita-se que ela se tornará mais esperta do que os humanos e será capaz de tomar decisões. Assim, a ideia é que ela possa fazer tarefas que pareçam impossíveis para as pessoas.
O uso já é bem comum nos dias atuais e está na rotina de algumas pessoas, então passa sem perceber. Por exemplo, firmas têm usado a IA para otimizar os processos, a fim de obter receitas e lucros maiores. Dessa forma, tem algumas aplicações básicas, mas que tem sido bem úteis:
Esses chatbots podem fazer análises bem inteligentes ao conversar com a ajuda de dispositivos móveis. Assim, usa-se as ferramentas para enviar mensagens com algum padrão e também tem interfaces ativadas por voz.
Quanto ao uso do comércio eletrônico, a IA é capaz de oferecer uma boa vantagem na concorrência. Portanto, o software chega a ser útil para ajudar a marca a se tornar conhecida.
Muitos avanços foram feitos graças ao uso da IA para a segurança da internet. Por exemplo, podem detectar algo que deixa o sistema vulnerável ou vê comportamentos anormais.
A inteligência artificial tende a crescer cada vez mais e o seu trabalho tem sido eficaz. Portanto, ela pode ser útil por várias razões, seja para empresas ou não.