O IMEI consiste em um número que informa e identifica os smartphones a fim de assegurar a regularidade do produto diante dos demais. Desse modo, pode-se rastrear os dispositivos móveis em casos extremos de roubos e até impedir que ele se conecte à rede de telefonia.
Um código de identificação único e global presente em todos os aparelhos celulares que foram fabricados no Brasil. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de impressão digital que permite detectar o celular em casos de perda e roubo e bloquear funções como:
Também conhecido como número de série, saber qual é o IMEI do smartphone é essencial para resolver problemas com a loja onde o produto foi adquirido. Além disso, pode-se verificar a originalidade do aparelho e realizar o bloqueio permanente deste dispositivo.
Existem diversas formas para descobrir esse código, assim, confira a nota fiscal de compra ou caixa do produto. Em seguida, caso não tenha encontrado, faça uma ligação para o seguinte número: *#06#. Ou busque essa informação no menu de configurações do celular.
A Apple fornece o número de IMEI em casos de perda e roubo do Iphone. Desse modo, basta o usuário acessar o site da Apple ID e fazer login com email e senha. Procure pela opção Dispositivo e selecione o aparelho que deseja descobrir o código de identificação.
O website propicia uma lista com todas as informações do dispositivo. Assim, uma pessoa consegue localizar esse número na carcaça do celular e também em tablets como o iPad.
Nesse caso, basta acessar as configurações do dispositivo e conferir a opção “sobre o telefone” para encontrar o IMEI. Dessa forma, deve-se frisar que a ANATEL possui um site para detectar este código. Além disso, pode-se verificá-lo na parte traseira ou sob a bateria.
Após obter o número de série, uma pessoa deve procurar a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Após isso, entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio do celular e do chip e envie uma cópia do BO caso o atendente solicite. Logo, com essa ação, é possível evitar o vazamento de dados importantes sobre a vida do usuário.