Grok é o nome do chatbot que o magnata Elon Musk anunciou que se desenvolverá pela xAI, sua startup de inteligência artificial (IA). Dessa forma, veja a seguir mais informações sobre ele e entenda quais os planos da empresa para lançar o produto.
Grok é o nome de um chatbot de AI que a xAI, fundada pelo bilionário em 2023, deseja lançar. Assim, segundo o empresário, a ferramenta se alimenta com dados do X (antigo Twitter) e segue em fase de testes com um grupo limitado de usuários da rede social.
A proposta é disponibilizar o recurso apenas para os assinantes premium do microblog, que pagam cerca US$ 16 por mês. Além disso, conforme se sabe até agora, o robô tem “uma veia rebelde”, já que o projeto serve para responder os usuários com um jeito mais esperto.
Esse será o primeiro produto da nova empresa de tecnologia. Isso porque, ela é muito recente, já que surgiu em julho desse ano. Então, a startup reúne ex-pesquisadores da OpenAI ligados a projetos no ChatGPT, no Google DeepMind, na Tesla e na Universidade de Toronto.
Hoje Musk, criador da Space X, é um dos poucos investidores com recursos suficientes para competir no campo de AI. Isso porque, apenas ele tem dado dinheiro suficiente para rivalizar com produtos diversos como, por exemplo:
Vale lembrar que ele foi cofundador da OpenAI, onde permaneceu até 2018, quando a marca se tornou uma empresa com fins lucrativos. Por isso, ele já tem uma noção de como investir nesse estilo de negócio.
O chatbot da xAI se chama Grok em referência a uma expressão do escritor Robert Heinlein, em seu romance “Um estranho numa terra estranha”. Isso porque, na obra, um marciano vem à Terra e apresenta o verbo “grokar”, que significa “beber”.
A expressão no livro também tem um sentido mais amplo “absorver algo de um modo tão profundo que se torna parte de você”. Dessa forma, se escolheu por ser capaz de entender a linguagem humana e as emoções de uma forma que os outros recursos ainda podem.
Ele surge por meio de um conjunto de dados de texto e código, que inclui a plataforma X. Então, isso ajuda a compreender uma grande diversidade de prompts e perguntas. Assim, o modelo de Elon Musk aprende e se adapta ao longo do tempo, para se tornar mais preciso.
Veja também: Starlink: saiba o qual é o novo serviço de telefonia da empresa de Elon Musk