As energias renováveis estão se tornando cada vez mais essenciais no cenário global, impulsionadas pela necessidade de reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade.
Neste artigo, conheça as principais tendências, incluindo avanços em energia solar, eólica, hidrogênio verde e tecnologias de armazenamento.
Fontes de energias renováveis são aquelas que se regeneram de forma natural em um curto período e são quase inesgotáveis.
Ao contrário dos combustíveis fósseis, que são finitos e poluentes, elas são mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Exemplos comuns incluem a:
As tendências em energias renováveis para 2024, como a expansão da energia solar, mostram avanços em várias áreas, com novas tecnologias e investimentos crescendo.
A energia solar continua a liderar as inovações nessa área. A energia solar fotovoltaica utiliza células solares para converter a luz do sol em eletricidade.
Já a energia solar térmica usa o calor do sol para aquecer fluidos que, em seguida, geram energia elétrica ou térmica. Isso resulta em:
Os avanços na energia eólica focam em parques eólicos offshore. Estes, aliás, localizados no mar, aproveitam ventos mais fortes e constantes, o que aumenta a eficiência da geração de energia:
O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água, utilizando eletricidade de fontes renováveis. Assim, é uma solução promissora para alguns setores, como a indústria e o transporte de longa distância.
Suas aplicações são diversas, isto é, desde combustível para veículos até armazenamento de energia:
As tecnologias de armazenamento de energia são cruciais, a fim de lidar com a intermitência das energias renováveis.
As baterias de íon-lítio são bem utilizadas devido à sua alta densidade de energia, bem como, eficiência. As baterias de fluxo oferecem uma alternativa, portanto, são úteis para grandes sistemas, graças à sua capacidade de armazenamento escalável:
Embora promissoras, as energias renováveis enfrentam desafios, como a necessidade de investimento contínuo, por exemplo.
A intermitência refere-se à natureza variável de fontes como solar e eólica, por exemplo, que não produzem energia de modo constante. Assim, soluções como armazenamento de energia e redes inteligentes são essenciais para mitigar esse problema.
O desenvolvimento de infraestruturas adequadas e o financiamento contínuo, de fato, são cruciais para a expansão das energias renováveis. Isso inclui desde a construção de novas instalações até a atualização de redes de distribuição.
Elas reduzem a emissão de gases de efeito estufa, bem como, diminuem a dependência de combustíveis fósseis e ajudam a conservar recursos naturais.
É a tecnologia que converte a luz solar diretamente em eletricidade por meio de células solares.
Os principais desafios incluem, por exemplo, a eficiência, custo, capacidade de armazenamento e a vida útil das baterias.