Olimpíadas 2024: saiba como a IA será utilizada durante os jogos de Paris

31 de maio de 2024 Escrito por Diego Dias
Olimpíadas 2024: saiba como a IA será utilizada durante os jogos de Paris - Quero Mais Tecnologia

As Olimpíadas 2024 já tiveram o seu calendário divulgado e a partir de julho deste ano será possível acompanhar as emoções dos jogos olímpicos 2024. Contudo, este ano marca um avanço neste torneio, já que a IA deve aparecer como uma das protagonistas.

O que são as Olimpíadas 2024?

Olimpíadas 2024 é uma edição dos Jogos Olímpicos de Verão, que está prevista para acontecer em Paris, França.

Ainda assim, a edição das Olimpíadas de 2024 estão marcados para o intervalo de 26 de julho (sexta-feira) a 11 de agosto de 2024 (domingo).

Neste ano, será crucial o uso da IA em diversos campos e, mais adiante, você pode entender como deve ser a atuação da mesma durante o evento.

Olimpíadas 2024: saiba como a IA será utilizada durante os jogos de Paris
As Olimpíadas 2024 terão início no dia 26 de julho deste ano e terá uso de Inteligência Artificial para diversos fins, como auxiliar a segurança e a transmissão vivo. Imagem de Freepik

Como será o uso da IA nas Olimpíadas 2024?

As Olimpíadas 2024 terão uso da IA em campos que vão desde a identificação de talentos até a transmissão de eventos e segurança. Desse modo, deve ajudar:

  • equipes olímpicas;
  • patrocinadores; e
  • treinadores e coachs.

Da mesma forma, as soluções de IA terão uso focado na análise e avaliação da atação dos atletas. Ainda assim, irão fornecer insights valiosos para melhorar o treino e o preparo físico destes.

Segurança mais precisa

Os sistemas de vigilância com uso da IA serão usados para monitorar os locais de jogos. Com isso, devem notar possíveis ameaças à segurança, como pacotes deixados no local ou aumento de multidões, e agir de forma para mitigar riscos.

Experiência dos espectadores

A IA será integrada à transmissão dos jogos para melhorar a experiência de quem assiste ao torneio. Dessa forma, isso deve incluir a geração de replays em 360 graus e a edição do conteúdo com base nos gostos individuais das pessoas.

Como irá funcionar?

As câmeras de vigilância que usam a IA terão uso em locais estratégicos para monitorar de forma contínua as áreas onde vão haver os jogos.

Do mesmo modo, essas câmeras serão equipadas com algoritmos avançados que podem detectar de forma automática diversos comportamentos suspeitos ou situações de risco. 

Além disso, haverá a integração da IA na transmissão de todos os esportes do torneio para aprimorar a experiência dos espectadores.

Isso inclui a geração de replays em 360 graus, o que permite que as pessoas vejam os eventos de todos os ângulos.

Do mesmo modo, auxiliar no fornecimento de dados aprimorados sobre os atletas, como estatísticas de desempenho em tempo real e análises detalhadas de jogadas-chave.

Vale a pena usar a IA nas Olimpíadas 2024?

De modo geral, o uso de IA nas Olimpíadas 2024 pode valer a pena, já que a tecnologia pode ajudar nas próximas edições dos jogos de verão.

Por isso, representa apenas o começo de uma tendência crescente de integração de tecnologias avançadas no mundo dos esportes.

Assim, à medida que a IA continua a evoluir, podemos esperar ver sua aplicação expandir-se para outras áreas, como:

  • melhoria de técnicas de treinamento em geral;
  • análise de dados de biometria;
  • edição da experiência do espectador.

Enfim, é preciso analisar de forma precisa o que funcionou e o que deixou a desejar durante o evento, para melhorar e aprimorar os dados dos softwares para os anos seguintes.

Veja também: A importância do projeto de lei que regula IA no Brasil