CSS é um recurso ideal para quem deseja editar, alinhar, remover e trabalhar com mídias e conteúdos no espaço entre elementos de uma página. Por isso, quem se interessa por esse assunto e quer conhecer o tema, saiba mais a seguir.
CSS (Cascading Style Sheet), ou Folha de Estilo em Cascatas, é uma ferramenta usada para tornar únicos os componentes em linguagens de marcação. Dessa forma, serve para estilizar os elementos em uma marcação como HTML.
Ele separa o conteúdo da representação visual do site, o que o torna efetivo para a decoração das páginas. Então, com ele você pode mudar a cor do texto e do fundo, além de cumprir funções básicas como:
Ainda permite que as pessoas ajustem imagens para suas respectivas telas, de modo a aprimorar o visual das páginas. Assim, vale a pena entender como ele surgiu e quais são as suas vantagens a seguir.
A W3C o criou em 1996, com a intenção de complementar o HTML. Isso porque, a linguagem não foi projetada para ter tags capazes de formatar a página, sem o CSS online, a limitação seria apenas escrever a marcação para o site.
O objetivo ao criar esse recurso foi tornar o processo mais barato e prático. Dessa forma, ficou mais fácil gerar fontes sem os problemas que as tags da versão 3.2 trouxeram, já que personalizar cada página se tornou bem mais simples.
A relação entre HTML e CSS é bem forte, já que o segundo surgiu para auxiliar nos processos do primeiro e melhorar o seu visual. Então, enquanto o HTML é uma linguagem de marcação, o outro foca no estilo e eles trabalham juntos.
Vale dizer que o recurso não é uma necessidade, mas faz um grande diferencial para as páginas que o usam. Isso porque, ele torna o visual mais elegante e moderno, além de ser fácil de mudar ao longo do tempo.
A ferramenta separa o conteúdo do site de sua imagem, porque altera elementos cruciais sem mexer na programação. Assim, você pode mudar todo o aspecto estético de uma página em poucos passos, ao tornar a sua apresentação mais agradável ao usuário.
O CSS é um recurso simples, fácil de usar e que possibilita a criação de vários efeitos ao usar um seletor e seu bloco de declaração. Portanto, ele usa um conjunto de regras simples e baseado no inglês.
Ela tem um seletor e um bloco de declaração, onde se seleciona um item e depois declara o que deseja com ele. Por isso, a partir dele, o dono do site consegue obter itens que mudam a estética como:
A ferramenta usa estruturas de sintaxe simples, que após selecionar um componente, se declara o que se quer criar a partir dali. Dessa forma, é um recurso muito potente que dá a chance de criar muitas funções ao invés de usar JavaScript, que é bem mais pesado.
No CSS, o seletor aponta para o elemento HTML o que você deseja ter de visual. Então, o bloco de declaração possui uma ou mais declarações que se separam por meio de ponto e vírgula.
Cada declaração tem um nome de propriedade e um valor que se separam por dois pontos. Assim, é preciso se atentar para a pontuação para o recurso funcionar e atuar como uma chave efetiva, tanto para páginas comuns, como para opções mais avançadas como sites de IA.
O CSS (Cascading Style Sheets) serve para ter um trabalho visual bem complexo. Isso porque, com ele, os desenvolvedores podem criar animações complexas, efeitos e até mesmo gerar sites interativos e também jogos com HTML5 e CSS3, veja mais.
Tem um visual capaz de proporcionar uma experiência mais atrativa ao usuário, em comparação com páginas estáticas. No entanto, é mais complexo, o que faz com que mereça maior atenção na execução de estruturas, ainda mais para sites de jogos para PC.
O sistema cria efeitos sobrepostos, como o Parallax, que cria layouts diferenciados. Dessa forma, gera imagens que possuem profundidade e se tornam mais agradáveis para a experiência do usuário.
Esse recurso ainda é capaz de gerar páginas responsivas, transições, contas personalizadas e textos ou caixas que mudam de cor. Assim, elas podem ser aplicadas para captar leads ou dados de visitantes que contam com componentes gráficos em destaque e formulários.
Veja também: Conheça os 7 melhores canais do YouTube para aprender programação facilmente