Quando o Windows não inicia de maneira correta, seja devido a falhas de software ou erros de hardware, isso pode resultar em frustração. Além disso, gera impactos graves na produção e fluxo de trabalho de qualquer pessoa que usa o PC para as tarefas diárias.
Quando o Windows não inicia, o primeiro passo é reiniciar o PC. Além disso, também é possível seguir várias etapas para tentar resolver o problema, algumas ações que você deve considerar incluem:
É uma interface criada pela Microsoft Corporation, uma das maiores filiais de tecnologias do mundo, um software vital que atua como vetor. Dessa forma, atua como canal entre o hardware de um PC e os recursos que os usuários usam no dia a dia.
Fornece um sistema para interagir com o computador e ativar recursos como, por exemplo, o processador, memória, armazenagem e aparelhos periféricos.
É famoso por sua conexão gráfica amigável, que inclui itens como ícones, janelas, menus e botões, isso o torna mais acessível para as pessoas. Além disso, oferece vários apps e suporte para executar o software de terceiros.
Quando o Windows não inicia, tente reiniciar ao clicar na tecla F8 várias vezes, em sistemas novos, você pode precisar pressionar Shift + F8. Em seguida, abrirá o menu de opção avançada, navegue até a opção “Modo de Segurança” e aperte Enter.
Após o Windows carregar, pode ocorrer de solicitar o login com sua conta de usuário, então faça o login normal, com usuário e senha já cadastrado.
O Modo de Segurança inicializa o Windows com um conjunto mínimo de drivers e serviços, permite isolar erros de software que dificultam a inicialização, além disso:
É detectar e tentar corrigir erros que evitam que o sistema inicie de modo correto, é um recurso ligado às versões atuais do Windows. Então, é um projeto para lidar com falhas que podem ocorrer devido a erros de software e corrupção de sistema.
O reparo é útil quando um setor com defeito em um disco rígido ou erro de sistema de arquivos causa problema para iniciar. Além disso, também corrige os drivers ao carregar, fornece análise avançada para identificar uma falha que não é comum e fácil de sanar.
Quando o Windows não inicia pode ser um erro no disco rígido, então você pode usar o método Check Disk para verificar e corrigir os erros. Assim, este é um meio potente para verificar e corrigir erros no disco, de forma rápida e também eficaz.
Se ainda há falhas ao inicializar após executar o Check Disk, será preciso pensar em outras opções para recuperar ou detectar o problema. Por exemplo, como reinstalar o Windows ou até mesmo substituir o disco rígido, pois o atual não é mais útil.
Quando ocorrem falhas que afetam o agente do Windows e impedem que o sistema inicie, ataque de malwares e vírus geram danos. Além disso, fechar o PC errado várias vezes, falhas de energia e se a interface travar.
É ideal falar que, se o erro persistir após tentar essa solução, é preciso procurar ajuda de técnicos de TI ou suporte técnico, a fim de resolver o problema de vez.
Veja também: Frequência ideal de reiniciar o computador