Conheça quais as configurações básicas de um notebook

4 de setembro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Conheça quais as configurações básicas de um notebook - Quero Mais Tecnologia

Muitas pessoas utilizam o notebook para realizar diversas atividades. Assim, seja para estudo, trabalho ou entretenimento, é necessário conhecer um pouco sobre as suas principais configurações e é sobre isso que você confere a seguir.

Tenha uma função clara para o seu notebook

Cada tipo de configuração visa atender um certo grupo de pessoas. Então, dependendo do uso, uma será mais ou menos indicada do que a outra. Então, definir a serventia do notebook será de grande ajuda na hora de ver o que é prioridade em uma máquina.

Veja a seguir as configurações básicas, bem como, o papel de cada uma no bom desempenho de um laptop.

1 – Processador

Quem precisa de um notebook para uso em atividades que não envolvam programas pesados, por exemplo, acessar a internet, vídeos, textos, e-mails, entre outras utilidades mais simples, saiba que o processador não precisa ser super potente.

Os da marca Intel são os mais indicados, então, conheça os principais processadores que existem no mercado:

  • Atom;
  • Celeron;
  • Pentium.

Caso o laptop se destine a rodar programas e softwares de edição, planilhas ou trabalhar com muitas abas abertas no navegador, o indicado é que se use processadores mais potentes. Assim, veja os principais para esse tipo de função:

  • Core i3 ou i5;
  • Ryzen 3 ou 5.

Os processadores mais rápidos e tecnológicos

Ainda, é possível encontrar o modelo Intel Core i7, mas o preço acompanha a evolução tecnológica desse componente. Em outras palavras, quanto mais moderno, mais caro.

Outro dado importante é a geração do processador e a quantidade de núcleos. Assim, a relação velocidade versus desempenho será maior. De fato, será possível trabalhar com mais abas abertas, sem que isso cause lentidão no notebook.

2 – Memória e armazenamento

Claro que apenas um bom processador não basta, é necessária a quantidade de memória RAM adequada. Portanto, a regra aqui é uma só: quanto mais, melhor. Isso porque, quanto mais memória RAM sua máquina tiver, mais fluida ela será.

Para se ter uma ideia, um computador baseado no sistema Windows 10 ou 11 exige, no mínimo, 4GB de RAM. Mas, se você conseguir investir em um com 8GB, melhor. Dessa forma, o risco do notebook travar é menor.

Vale lembrar, no entanto, que é possível expandi-la. Com isso, você pode melhorar o seu laptop com o tempo e sem comprometer o seu orçamento. Mas, tenha em mente que a expansão da memória RAM é limitada.

E quando o assunto é armazenamento, prefira notebooks com SSD. Assim, você terá acesso aos dados mais rápido do que no HD. Porém, essa escolha implica em um preço maior na compra.

3 – Tela e tamanho do notebook

Com o objetivo de tornar o produto final mais barato para o consumidor, muitas empresas montam os seus laptops com tela HD e placa de vídeo integrada. No entanto, se for possível investir em um modelo em Full HD, saiba que vale a pena.

Por se tratar de um equipamento portátil, o tamanho tem muita importância. Já que, quanto menor e mais leve for o notebook, mais fácil será para transportar ele para a escola, faculdade, trabalho ou outros compromissos.

As opções com telas de até 15 polegadas são os mais indicados para serem carregados com segurança e leveza dentro de uma mochila.

Notebook

4 – Autonomia de bateria

Um ponto de grande importância quando se pensa em adquirir um notebook é a autonomia da bateria. Em outras palavras, saber quanto tempo dura uma carga completa. Assim, o recomendado é que ela tenha uma duração entre 4 a 6 horas.

Existem modelos ultrafinos, também conhecidos como ultra portáteis, que têm bom desempenho, além de uma autonomia maior. Mas, costumam ser, além de bonitos e leves, mais caros.

5 – Touchpad do notebook

Essa configuração, que muitas vezes passa despercebida, tem a função de substituir o mouse e merece atenção, pois tem relação com o conforto ao usar o laptop.

Logo, é recomendado que se escolha touchpads amplos, visto que se for muito pequeno será desconfortável manuseá-lo

Não esqueça de verificar as avaliações e comentários de outros consumidores sobre aspectos como a profundidade do clique ou tempo de resposta.

6 – Entradas HDMI e USB do notebook

Não importa qual o uso que você dê para o seu notebook, as entradas HDMI e USB são indispensáveis. Por isso, procure por um aparelho que ofereça um bom número de conexões externas. O mínimo recomendado é:

  • Duas portas USB tradicionais, com pelo menos uma delas no padrão USB 3.0 ou superior;
  • Uma USB-C;
  • HDMI;
  • Uma porta ou adaptador Ethernet (para cabo de rede);
  • Leitor de cartão SD ou microSD;
  • Conexão para fones de ouvido e microfone.

Modelos compactos costumam ter menos entradas externas em função de seu tamanho reduzido. Então, a dica é verificar se o laptop desejado tem, pelo menos, os recursos que você tem certeza de que vai usar.

Não esqueça de ver também, qual as versões de Wi-Fi e Bluetooth que o aparelho tem. Afinal, quanto mais recentes, melhor.

7 – Webcam e som do notebook

Caso a sua necessidade seja um dispositivo para participar de aulas ou reuniões online, o indicado é que você procure por câmeras de resolução não inferior a 720p. Assim, você terá a garantia de uma imagem de mais qualidade.

Notebook

No entanto, se você pretende usar o notebook para atividades de lazer, como ouvir música ou jogos, verifique na descrição do produto se as entradas do mesmo oferecem um bom volume. Ainda, recursos como Dolby Audio são sempre bem-vindos.

Marca do aparelho

Algumas marcas de notebooks são mais conhecidas que outras. Assim, se você procura por modelos mais conhecidos, saiba que no Brasil, as de maior renome são Dell, HP, Lenovo, Asus, Samsung, Acer e Positivo.

Independente disso, sempre procure se informar se o fabricante:

  • Oferece um bom serviço de assistência técnica;
  • Possui uma central de suporte por e-mail, telefone, redes sociais e afins;
  • Dá garantia de pelo menos um ano para o produto (embora o Código de Defesa do Consumidor brasileiro exija apenas três meses);
  • Informa as características detalhadas do mesmo em seu site ou na página da loja;
  • O número de reclamações não atendidas nas redes sociais ou em serviços como o Reclame Aqui.

Por fim, escolha com calma, veja os modelos, analise as fichas técnicas com todas as características importantes. A fim de desfrutar do seu notebook tendo a certeza de que ele possui as configurações básicas certas.