A ronna e quettabyte são os nomes das novas unidades de medidas adotadas pela Conferência Geral de Pesos e Medidas. Criado para atender a ciência de dados para que em um futuro próximo possa expressar quantidades de informações digitais.
São os novos prefixos em uso para quantificar grandes medidas. Eles evitam que seja colocado muitos zeros após os números. Essa foi a saída encontrada pela Conferência Geral de Pesos e Medidas para que a escrita seja mais fácil e simples.
A quantidade de dados produzidos com ajuda das novas tecnologias é muito extensa, então, o melhor é adequar os termos a essa nova realidade. Portanto, desde novembro de 2022 o ronna e quettabyt fazem parte do sistema internacional de medidas.
Em Versailles, na França, a cada quatro anos acontece uma reunião internacional para precisar o uso de novas unidades. Porém, tudo é feito respeitando várias regras, um exemplo é o uso da letra A na terminação para medidas grandes e O para as menores.
A comissão também se preocupa para que o novo nome não tenha nenhum outro significado em diversas línguas. Entretanto, a principal questão é sua real necessidade, assim, a criação do ronna e quettabyte, foi fruto de estudos e visão de futuro.
São letras que aparecem junto ao número e indicam a sua grandeza. São os pesos e medidas, um exemplo que usamos no nosso dia a dia é o quilo. Ela é escrita com a primeira letra em maiúscula, exemplo o Kg, assim o ronna, o prefixo é a letra R e o quetta a letra Q.
Porque a quantidade de dados que o planeta gera, guarda, ou publica na internet vem crescendo a cada dia. Isso, por conta da popularização da rede e da democratização no uso das novas tecnologias. Assim, algumas delas não são mais suficientes, são elas:
Enfim, o ronna e quettabyte, a princípio, surgiram para suprir as necessidades da ciência de dados. Entretanto, segundo especialistas em metrologia, eles atenderão a área por cerca de 20 a 25 anos. Após esse tempo será preciso revisar e talvez criar novas medidas.
Para ter uma dimensão do que é um milhar de quadrilião, o ronna, usaremos o peso da Terra em gramas. Na prática, escreveríamos 5.974.000.000.000.000.000.000.000.000.000. Já com a nova medida basta o 5,974x 10^27 R, ou seja, cerca de seis ronnagramas.
Qualquer medida do SI possuem os seus pares, isto é, assim que uma nova aparece para indicar um valor alto, a mesma também ganha sua versão para grandezas pequenas. Um exemplo mais usual é o uso do quilograma e do miligrama.
Assim, o ronna indica um valor alto e o seu equilíbrio em prefixo para menores valores é o ronto. O mesmo ocorre com o quetta que tem seu oposto para medidas menores o quecto. Veja também sobre o futuro da tecnologia e como isso pode influenciar a vida em geral.