Como o ronna e quettabyte irão ajudar na ciência de dados?

11 de janeiro de 2023 Escrito por Diego Dias
Como o ronna e quettabyte irão ajudar na ciência de dados? - Quero Mais Tecnologia

A ronna e quettabyte são os nomes das novas unidades de medidas adotadas pela Conferência Geral de Pesos e Medidas. Criado para atender a ciência de dados para que em um futuro próximo possa expressar quantidades de informações digitais.

O que é ronna e quettabyte?

São os novos prefixos em uso para quantificar grandes medidas. Eles evitam que seja colocado muitos zeros após os números. Essa foi a saída encontrada pela Conferência Geral de Pesos e Medidas para que a escrita seja mais fácil e simples.

A quantidade de dados produzidos com ajuda das novas tecnologias é muito extensa, então, o melhor é adequar os termos a essa nova realidade. Portanto, desde novembro de 2022 o ronna e quettabyt fazem parte do sistema internacional de medidas.

Ronna e quettabyte: Imagem mostrando uma pessoa na frente de um notebook, sobrepondo a imagem está uma linguagem de dados.
O ronna e o quetta surgiram da necessidade de expressar números grandes na ciência da computação. Imagem de raw pixel em Freepik

Sistema internacional de medidas

Em Versailles, na França, a cada quatro anos acontece uma reunião internacional para precisar o uso de novas unidades. Porém, tudo é feito respeitando várias regras, um exemplo é o uso da letra A na terminação para medidas grandes e O para as menores.

A comissão também se preocupa para que o novo nome não tenha nenhum outro significado em diversas línguas. Entretanto, a principal questão é sua real necessidade, assim, a criação do ronna e quettabyte, foi fruto de estudos e visão de futuro.

O prefixo na unidade de medida

São letras que aparecem junto ao número e indicam a sua grandeza. São os pesos e medidas, um exemplo que usamos no nosso dia a dia é o quilo. Ela é escrita com a primeira letra em maiúscula, exemplo o Kg, assim o ronna, o prefixo é a letra R e o quetta a letra Q.

Porque criaram o ronna e quettabyte?

Porque a quantidade de dados que o planeta gera, guarda, ou publica na internet vem crescendo a cada dia. Isso, por conta da popularização da rede e da democratização no uso das novas tecnologias. Assim, algumas delas não são mais suficientes, são elas:

  • Kilobytes;
  • Megabytes;
  • Terabytes.

Enfim, o ronna e quettabyte, a princípio, surgiram para suprir as necessidades da ciência de dados. Entretanto, segundo especialistas em metrologia, eles atenderão a área por cerca de 20 a 25 anos. Após esse tempo será preciso revisar e talvez criar novas medidas.

Quantidade que representa as novas medidas

Para ter uma dimensão do que é um milhar de quadrilião, o ronna, usaremos o peso da Terra em gramas. Na prática, escreveríamos 5.974.000.000.000.000.000.000.000.000.000. Já com a nova medida basta o 5,974x 10^27 R, ou seja, cerca de seis ronnagramas.

Novas medidas para unidades menores

Qualquer medida do SI possuem os seus pares, isto é, assim que uma nova aparece para indicar um valor alto, a mesma também ganha sua versão para grandezas pequenas. Um exemplo mais usual é o uso do quilograma e do miligrama.

Assim, o ronna indica um valor alto e o seu equilíbrio em prefixo para menores valores é o ronto. O mesmo ocorre com o quetta que tem seu oposto para medidas menores o quecto. Veja também sobre o futuro da tecnologia e como isso pode influenciar a vida em geral.