O que você precisa saber sobre o Windows 11

13 de outubro de 2021 Escrito por Quero Mais Tecnologia
O que você precisa saber sobre o Windows 11 - Quero Mais Tecnologia

A chegada do Windows 11 para os produtos da Microsoft está cada vez mais perto. Afinal, a empresa sempre atualiza seus sistemas operacionais.

Até o momento existia o Windows 10, que vez ou outra ganhava pequenas mudanças. Porém, agora é a vez de uma versão totalmente nova.

Eu tenho o Windows 10, e agora?

A Microsoft continua dando suporte para quase todos os seus produtos por 10 anos. Portanto, quem tem Windows 10 pode ficar calmo. A versão foi lançada em 2015 e, então, vai ter apoio até 2025.

Mesmo com essa data final é possível continuar usando a versão. Por isso, não precisa correr para comprar um computador com Windows 11. O único ponto negativo é que não vai ter tanta segurança, o que deixa o produto mais frágil.

Alguns eletrônicos vão ter como atualizar para o novo sistema, é claro. Para isso, saiba se o aparelho faz parte do grupo que vai receber o update.

Como saber se o eletrônico vai atualizar para o Windows 11

É provável que ao comprar um novo computador agora ele irá atualizar o sistema. Além disso, você pode confirmar essa informação com o vendedor.

Existem alguns pré-requisitos para ter a versão nova caso tenha o aparelho há algum tempo. Então, confira se o eletrônico tem:

  • RAM de 4 GB;
  • Armazenamento interno de 64 GB;
  • Um display de 9 polegadas e resolução de 1366 x 768;
  • Processador de dois núcleos (64-bit) de 1 GHz;
  • Gráficos compatíveis com DirectX 12.

Você também pode baixar o programa PC Health Check da Microsoft. Ou seja, Verificação de Integridade do PC. Assim, ele analisa e responde se o computador vai atualizar.

Não é preciso pagar nada a mais caso seja possível fazer o update. A atualização é gratuita para todos que já usam a Microsoft.

As novidades do Windows 11

Os usuários do sistema da Microsoft podem se surpreender com o que vai chegar. Ainda mais, o próprio CEO da empresa chamou de “uma das maiores atualizações da década”.

A interface lembra bastante os computadores da Apple. Porém, ainda mantém a marca da Microsoft aparente. Além disso, o menu iniciar é centralizado na barra de tarefas, junto com os aplicativos.

Você pode dividir espaço no monitor com diversas janelas de forma mais fácil. Assim, eles prometem aumentar sua produtividade. Afinal, você pode deixar várias tarefas ao mesmo tempo na sua tela.

É possível integrar os aplicativos do Android. Desse jeito, consegue usar apps que rodam melhor para celular. A Microsoft promete também melhores gráficos para quem gosta de games. Segundo a empresa, serão parecidos com o do Xbox.

Como fazer a atualização do novo sistema operacional

O Windows 11 foi anunciado no dia 24 de junho deste ano. Mas, o lançamento acontece apenas no dia 5 de outubro.

Quem tem um computador compatível pode atualizar de forma fácil. Afinal, a própria Microsoft costuma mandar uma notificação para informar do update.

Você também pode ir até a parte de configurações. Então, procure por “Atualização e Segurança” e entre em “Windows Update”. Depois, é só clicar em “verificar se há atualizações”.

Vai haver a opção de atualização caso já tenha passado do dia do lançamento. Assim, é preciso apenas clicar para fazer a instalação. Lembre-se: não é preciso ter um sistema operacional de última geração. A atualização pode ajudar muito, porém, ainda é possível usar versões anteriores. Por isso, não se sinta pressionado a comprar um novo aparelho.