Já ouviu falar em MongoDB? Saiba como acessar essa ferramenta

23 de abril de 2024 Escrito por Ana Paula
Já ouviu falar em MongoDB? Saiba como acessar essa ferramenta - Quero Mais Tecnologia

O MongoDB é um sistema de gestão de banco de dados NoSQL (não relacional) que se destaca por ser flexível, ter bom desempenho e ser fácil de usar. Por isso, entenda o que é este software, como funciona, como você pode acessá-lo e as vantagens de usar a ferramenta.

O que é o MongoDB?

MongoDB é um banco de dados orientado a documentos que utiliza uma abordagem diferente dos bancos de dados relacionais tradicionais. Ainda assim, se destaca por:

  • seus recursos robustos;
  • boa velocidade;
  • ser fácil de usar.

Dessa forma, veja mais adiante alguns detalhes sobre esse software e sobre como acessar o mesmo em seu dia a dia.

MongoDB Compass

Por usa vez, o MongoDB Compass é uma interface de graça para agregar e analisar seus dados em um local que permite visualizar melhor os detalhes destes. Dessa forma, é compatível com:

  • macOS;
  • Windows;
  • Linux.

Ainda assim, em vez de armazenar dados em tabelas com linhas e colunas, a solução deixa em documentos no formato BSON (uma versão binária do JSON).

Por sua vez, esses documentos podem conter dados complexos, aninhados e variáveis em estrutura, o que o torna ainda mais flexível para aplicações modernas.

Já ouviu falar em MongoDB? Saiba como acessar essa ferramenta
O MongoDB é uma solução que permite criar e gerir bancos de dados em grande volume. Imagem de Freepik

Para que serve o MongoDB?

MongoDB é um banco de dados orientado a documentos que serve para armazenar, gerenciar e acessar grandes volumes de dados. Contudo, desde que esses não sejam estruturados ou semi, de forma eficiente e escalável. Além disso, ele também:

  • permite agregar dados;
  • consulta de informações;
  • criação ágil de apps;
  • suporte a várias linguagens.

Ele também é usado em aplicativos que exigem acesso rápido e em tempo real a dados, como jogos, análise de informações em tempo real e sistemas de gestão de conteúdo, por exemplo.

Como funciona?

No MongoDB, os dados são armazenados em coleções, os quais são grupos de documentos relacionados. Dessa forma, eles podem ter campos de diferentes tipos, como texto, números, listas e subdocumentos.

Isso para que você tenha uma estrutura flexível para armazenar dados de maneira mais natural. Enfim, os principais conceitos deste incluem:

  • documentos;
  • conexões;
  • índices.

Ainda permite a criação de índices em campos específicos para melhorar o desempenho das consultas. Do mesmo modo, oferece operações eficientes de leitura e escrita, como consultas (find) e atualizações (update).

Como acessar o MongoDB?

De modo geral, é possível acessar o MongoDB de diversas formas e uma delas é a instalação local da solução. Então, para tal, você pode baixar e instalar em seu PC.

MongoDB Atlas

Esta é a plataforma de banco de dados em nuvem. Com isso, permite a criação, gestão e escalonamento de clusters de banco de dados na nuvem.

Ferramentas de gestão

Você pode usar a linha de comando (mongo shell) para acessar o banco de dados ou utilizar ferramentas de administração, como o MongoDB Compass, para uma interface gráfica mais amigável.

Conexão de apps

Por fim, oferece drivers para diversas linguagens de programação, como Python, JavaScript, Node.js e C#, o que permite que você acesse o banco de dados a partir de suas aplicações.

Como fazer o MongoDB download?

Você pode baixar o MongoDB no site oficial. Em seguida, escolha a versão ideal para o seu sistema operacional e prossiga com a instalação após o download.

Como usar?

Após a instalação do app, você pode criar um banco de dados por meio de comandos ou do Compass. Da mesma forma, é possível criar coleções com o comando 1db.createCollection(‘<nome_da_colecao>’).

Inserção de dados

Insira documentos na coleção com uso do comando db.<nome_da_colecao>.insertOne({ campo: valor }). Ainda assim, realize consultas na coleção usando o comando db.<nome_da_colecao>.find({ filtro }).

Quais são as vantagens do MongoDB?

O MongoDB oferece várias vantagens para quem desenvolve e também para empresas, como o seu uso flexível, para salvar dados com diferentes estruturas. Assim, facilita-se lidar com mudanças nos requisitos de dados.

Bom desempenho e permite escalar

A solução é otimizada para consultas rápidas e para processar de modo eficiente os dados, ainda mais com índices bem projetados.

Da mesma forma, suporta escalabilidade horizontal, para que você possa adicionar mais servidores para lidar com grandes volumes de dados e cargas de trabalho.

Já ouviu falar em MongoDB? Saiba como acessar essa ferramenta
O MongoDB permite conexão e integração, para um uso ainda mais flexível. Imagem de Freepik

Fácil de integrar

Os drivers e APIs do sistema facilitam a integração com diversas linguagens de programação e plataformas. Do mesmo modo, ele ainda possui uma comunidade ativa e suporte comercial, além de uma ampla documentação e recursos que você encontra online.

Segurança e autenticação

Por fim, ele oferece recursos de segurança, como autenticação e controle de acesso. Com isso, ele consegue garantir que apenas usuários autorizados acessem as informações.

Veja também: Desvende o universo dos produtos Microsoft