Armazenamento em nuvem é uma forma mais prática e conveniente de você guardar os seus dados, tais como arquivos e projetos de forma online. É preciso, entretanto, saber mais a respeito desse tipo de serviço, então leia este artigo e entenda o que é.
Armazenamento em nuvem é uma forma de serviço na qual você guarda os seus dados em servidores na internet, sem consumir espaço do seu dispositivo.
O conceito é similar ao cloud computing, ao passo que os usuários podem guardar, gerir e manter seus arquivos para apps web ou móveis. De modo resumido, ao invés de salvar em um disco do seu computador, você os armazena em um data center seguro.
Isso permite uma maior praticidade na gestão dos seus dados, uma vez que terá acesso a eles quando e na hora que quiser. O que precisará, acima de tudo, é de apenas uma conexão com a internet.
Um dos grandes exemplos de armazenamento na nuvem é o Amazon Web Services, visto que é um dos serviços mais seguros atualmente. Do mesmo modo, vale citar outros que também são destaques no nicho, por exemplo:
Você pode usar esse tipo de serviço para várias aplicações, como de uso pessoal. Em suma, há opções de armazenamento em nuvem grátis para guardar fotos, vídeos e demais tipos de itens que são importantes, como o Google Drive.
O usuário tem até 15 GB para guardar os seus dados na plataforma sem custos, porém, caso queira mais espaço, basta comprar. Por outro lado, há também os arquivos profissionais que queira guardar, como:
Você também pode usar os serviços de armazenamento como uma forma de backup. Ou seja, você os guarda nos data centers de sua escolha a fim de protegê-los contra qualquer tipo de imprevisto que cause a sua perda.
Esse tipo de serviço também é muito comum atualmente para armazenar projetos de apps web ou móveis, pois há menos risco de perdê-los. Além disso, é vital para guardar arquivos de análises de dados, bem como a colaboração online, pois permite o acesso simultâneo.
O armazenamento em nuvem funciona por meio de provedores desse tipo de serviço que recebem os dados e os guardam em data centers. Em síntese, o provedor é quem irá gerir a capacidade, segurança e durabilidade dos arquivos.
Vale frisar que tudo isso tem custo, todavia, há várias opções no mercado para você escolher segundo as suas necessidades. Então, ao avaliar as ferramentas, sempre opte por aquela que lhe oferecer o melhor custo-benefício.
O armazenamento em nuvem traz vários benefícios para uso pessoal ou profissional, como o fácil acesso aos dados que você guardar. Em resumo, é possível logar na sua conta sempre que quiser e consultá-los, do mesmo modo, este tipo de serviço dispõe de:
É vital, no entanto, que opte por um servidor que lhe ofereça as condições ideais para você guardar seus dados online. Portanto, pesquise bem as opções, custos e recursos que eles dão ao usuário.
Veja também: Quais são os tipos de cibersegurança?