Como o no-code funciona na criação de softwares? Entenda tudo sobre esse recurso

26 de maio de 2022 Escrito por Ana Paula
Como o no-code funciona na criação de softwares? Entenda tudo sobre esse recurso - Quero Mais Tecnologia

No-code é um termo em inglês usado para se referir a plataformas que permitem criar softwares sem programação. Daí a expressão sem código, pois esse recurso dispensa essa etapa de criação. Então, conheça mais sobre essa nova tecnologia e como aplicar.

Tecnologia no-code: o que é?

Esse recurso permite que qualquer pessoa consiga criar um app, site ou game de forma prática, mesmo sem experiência. Isso porque dispõe de uma biblioteca de itens, que podem ser montados conforme a necessidade do cliente. 

O usuário seleciona os itens com uma ferramenta de arrastar e soltar. Desse modo, inclui as funções que precisa em um software sem precisar digitar ou criar códigos. Assim, é possível ter um app pronto em pouco tempo e ainda personalizado para a sua atividade.

Programmer scanning screen on his smartwatch with smartphone camera

Diferenças entre low-code e no-code

As plataformas low-code foram as primeiras a surgir no mercado e usam pouca programação. Já as no-code são um passo além, pois não requerem o uso de códigos para desenvolver um site ou app. 

Com as plataformas sem código, portanto, qualquer pessoa pode se tornar um criador de aplicativos. É claro que é preciso ter uma noção básica sobre o uso do sistema, mas como são bastante intuitivos, não demandam treinamentos longos.

Por que usar essa tecnologia?

Esse tipo de tecnologia pode trazer muitas vantagens para as empresas. Afinal, é possível otimizar fluxos internos por meio da criação de um software sem intermédio do TI. Além disso, confira outros pontos positivos sobre o uso do no-code:

  • Menos tempo para criar um programa;
  • Redução de custos, já que não precisa de um programador;
  • Mais flexível, pois permite ajustar o app de forma fácil;
  • Autonomia para a própria equipe desenhar a solução.

Com as mudanças cada vez mais rápidas no mercado, ter agilidade nos processos é muito importante. Portanto, esse recurso permite automatizar funções em pouco tempo e menor custo, por isso é cada vez mais popular.

O no-code é o fim da programação?

Recursos como o no-code surgiram para suprir uma demanda de mercado em que faltam pessoas capacitadas. Além disso, visa um perfil de cliente que precisa de uma solução mais simples e acessível. 

O trabalho dos profissionais de programação sempre será necessário, até para fazer melhorias nas plataformas. Então, essa tecnologia também é boa para quem trabalha no ramo, pois permite que se voltem a tarefas mais complexas.