Bateria de Notebook: Guia para manter por mais tempo a vida útil da sua

25 de agosto de 2023 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Bateria de Notebook: Guia para manter por mais tempo a vida útil da sua - Quero Mais Tecnologia

A bateria de notebook começa a durar menos depois de alguns anos de uso. Mas, seguindo algumas dicas simples, é possível aumentar a sua vida útil.

No entanto, há tantos mitos sobre isso que é comum cometer alguns erros que fazem efeito contrário, ou seja, prejudicam o equipamento. Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como funciona

Hoje em dia, a maior parte da bateria de notebooks é de íons de lítio. Dessa forma, elas possuem uma série de vantagens sobre as tecnologias antigas, porém, ainda é comum pensar que desvantagens que ficaram para trás ainda são válidas.

As baterias Li-Ion são mais leves e têm maior vida útil que as opções menos modernas. Por outro lado, carregam mais rápido e poluem menos.

Bateria de notebook “vicia”?

Muitos creem que deixar o aparelho ligado na tomada deixa a bateria “viciada”. Mas, isso não é verdade quando ela é de íons de lítio (Li-Ion).

As tecnologias antigas que usavam níquel e cádmio tinham esse problema. Isso ocorria porque elas sofrem com o “efeito memória”, ou seja, precisam estar 100% descarregadas antes de uma nova carga.

O mesmo não ocorre com uma bateria de notebook mais atual. Ao contrário das anteriores, elas podem e devem ser carregadas antes de estar com 0%.

É comum acreditar que a carga deve ser zerada para não danificar o computador. No entanto, isso não garante mais vida útil ao aparelho, na verdade, isso piora a contagem dos ciclos.

Cada vez que a bateria é zerada, conta-se um ciclo e como ela possui um número limitado de recargas, esses ciclos geram desgaste. Em geral, deixar o aparelho fora da tomada até os 20% é mais aconselhável.

Deixar a máquina ligada na tomada é prejudicial?

Outro mito recorrente diz que é melhor desconectar o aparelho imediatamente ao completar a carga. Mas, isso não é verdade porque a tecnologia também evoluiu nesse sentido.

Quando o carregamento está completo, o próprio aparelho deixa de receber energia de forma automática. Então, uma vez que chega a 100%, também não é necessário tirá-lo da tomada.

O que são células de bateria de notebook e como afetam sua duração

A quantidade de ampères por hora (Ah) determina a duração da carga. Logo, cada célula possui uma certa quantidade de mAh. Por exemplo, 6 células têm capacidade de 4400 a 5200 mAh. Dessa maneira, a bateria do notebook dura cerca de 2h30.

Isso influi muito na sua vida útil. Afinal, quanto mais vezes chegar a 0% de carga, menos tempo ela terá em total. Por isso, pesquise sobre a quantidade de células antes de adquirir um produto.

Escolha o número de células de acordo com sua necessidade

Ter dúvidas de quantas células escolher ao comprar um aparelho novo é normal. Apesar dos termos técnicos, você pode ver as melhores opções segundo o tipo de uso, dessa forma, fica mais fácil decidir. Assim, as alternativas mais comuns são:

  • 6 células, indicadas para ficarem parte do tempo na tomada e são mais baratas;
  • 9 células, ideal para quem passa muito tempo fora porque tem carga mais duradoura.

Quanto menos células, mais rápido a bateria do notebook acaba. Por outro lado, uma quantidade maior é útil se sua intenção é usar programas “pesados”. Portanto, leve isso em consideração no momento da compra.

Afinal, como fazer para a bateria de notebook durar mais

Entre o que se pode ou não fazer ficam muitas dúvidas. Por conta dos mitos espalhados por aí, muitas vezes a vida útil da bateria de notebook é prejudicada. Então, veja a seguir os melhores hábitos para manter a sua máquina por mais tempo.

1 – Fique atento à temperatura

O excesso de calor faz mal para quase todos os eletrônicos. Portanto, tente manter o notebook em ambientes frescos. Da mesma forma, não o deixe muito tempo na tomada. Apesar de não trazer danos na mesma hora, ele vai ficando mais quente.

Apoiar o aparelho em almofadas ou em cima da cama também não é aconselhável. Afinal, a saída de ar fica obstruída e a refrigeração é comprometida.

2 – Evite chegar a 0% de carga

Tente não deixar que o aparelho fique com menos de 20%. Assim, você mantém a contagem de ciclos o mais baixa possível.

3 – Não guarde a bateria descarregada

Às vezes, é preciso deixar o aparelho sem uso durante um tempo. Neste caso, é necessário ter alguns cuidados caso isso aconteça. Portanto, não deixe a bateria de notebook totalmente carregada ou descarregada.

Mesmo sem você usar, a bateria segue perdendo carga. Por essa razão, deixe-a um pouco carregada para evitar que chegue a 0%.

Use carregadores originais

Compre sempre marcas oficiais porque elas garantem um maior padrão de qualidade, principalmente quando se trata de bateria de notebook. Afinal, os produtos podem não ter as especificações prometidas.

Logo, ao comprar imitações, você corre o risco de estar sendo enganado. Nesses casos, o barato sai caro. Por um lado, você pensa que está economizando, mas no final das contas, pode acabar danificando o seu computador.

Dicas bônus: como economizar bateria de notebook

Nem sempre dá para carregar o aparelho ou às vezes acaba esquecendo o carregador em casa. Então, siga essas dicas para evitar zerar a carga:

  • Verifique a lista de programas na inicialização automática e desative os que não estiver usando;
  • Diminua o brilho da tela;
  • Se possível, desative o Wi-fi e o bluetooth, pois redes sem fio consomem muita bateria de notebook;
  • Desconecte pendrives e outros acessórios de entrada USB.

Algumas máquinas possuem ajuste automático. Assim, você pode escolher se prefere melhor desempenho ou mais economia de bateria. Dessa forma, busque um equilíbrio entre os dois de acordo com o que você precisa.

Manter o computador sem arquivos desnecessários e desfragmentá-lo de vez em quando também é importante, já que evita o consumo de energia desnecessário.

Não cometa mais erros

Manter a bateria de notebook funcionando por mais tempo é mais fácil do que parece. Porém, é preciso seguir as informações corretas para não cair nos mitos. Afinal, muitos estão baseados em aspectos de tecnologias fora de uso.

Em geral, algumas ações básicas fazem toda a diferença. Por isso, lembre-se das dicas que viu aqui e não erre mais na hora de conservar a sua máquina.