A tecnologia está cada vez mais inovadora, prova disso é o cloud computing. Também conhecido como computação em nuvem, é comum entre os usuários, porém, o termo talvez cause espanto para aqueles que não conhecem do assunto.
Trata-se de uma tecnologia, que em larga escala consegue armazenar diversos dados através da conexão online. Dessa forma, todo o conteúdo em nuvem está disponível em qualquer dispositivo e em qualquer momento.
Esse serviço demanda acesso a internet, ou seja, é preciso estar em conexão com rede wi-fi, dados móveis ou qualquer meio que disponha de acesso. Assim, não é preciso ocupar o espaço do computador ou até mesmo salvar em diversas pastas.
O cloud computing serve como um armazenamento e tem se tornado muito popular por ser mais fácil que os softwares habituais. Assim, a computação em nuvem trouxe vantagens como a liberação de espaço nos dispositivos.
Sua principal característica, seguindo o princípio da computação em rede, é utilizar memória, capacidade, armazenamento e cálculo de computador e servidor que se ligam por meio da rede de internet.
Não é um armazenamento no céu, mas de dados que ficam em computadores chamados data centers. Nesse sentido, usa um servidor remoto para conectá-los, visto que podem estar em diversos lugares do mundo.
São equipamentos robustos que processam informações de forma ágil, bem como, têm alta capacidade de armazenar. Além disso, esse serviço está disponível a qualquer momento, desde que haja conexão com a rede de internet.
Existem três tipos de cloud computing, o público, privado e o híbrido. Assim, o primeiro é aquele que qualquer pessoa pode acessar para contratá-lo. Dessa forma, várias pessoas acessam no mesmo instante, separado, o conteúdo da web, como forma de manter um padrão. O segundo, é possível personalizar conforme o que for necessário, o acesso é restrito de forma interna.
Por fim, o híbrido, que como o próprio nome pressupõe trata-se da possibilidade de compartilhar esses dados nos dois tipos de computação em nuvem.
Há algumas vantagens que diferenciam essa nuvem digital, isso garante que essa tecnologia seja uma das melhores no mercado. Cabe citar, por exemplo:
Esses são alguns dos diversos benefícios desse modo de armazenamento. Dessa forma, é possível ver o quão vantajoso é usar desse serviço que está disponível para todas as pessoas e que vem para ajudar e muito as empresas a otimizar seus trabalhos.
Caso mesmo depois de demonstrar todos os benefícios e funcionalidades do cloud computing, ainda não tenha se convencido a usá-lo, há outros motivos importantes. Nesse sentido, esse serviço irá garantir mais segurança, aumentar a capacidade de armazenar, baixo custo de manutenção, fácil acesso e sustentabilidade. Por fim, esse serviço é moderno, usual e prático para o dia a dia na empresa.