A interface gráfica da Xiaomi está sendo atualizada para a versão MIUI 14. Baseada no Android 13, ela vem passando por testes em aparelhos da marca e alguns recursos foram vazados para o público.
MIUI é uma interface gráfica baseada no sistema operacional Android, desenvolvida e mantida pela Xiaomi. Certamente, muitos smartphones Xiaomi vão receber a nova atualização. Sendo assim, os aplicativos que já chegam instalados no smartphone e aqueles que o usuário for instalar, irão entregar mais performance, segundo as imagens vazadas. Dentre as principais mudanças estão:
Entretanto, informações vazadas muitas vezes divergem do lançamento final e alguns recursos podem vir diferentes do que já foi apresentado.
O novo recurso reconhece textos a partir de imagens e permite que o usuário copie e cole o conteúdo em outro aplicativo. Além disso, a ferramenta também traduz as palavras de uma língua para outra.
A nova versão receberá aprimoramentos no suporte para bluetooth. Portanto, será compatível com mais dispositivos de som e poderá oferecer áudio de melhor qualidade.
Os widgets são elementos de interação que flutuam na tela inicial, eles fazem parte da interface gráfica e servem para facilitar o acesso a programas e aplicativos. A novidade desses elementos nessa versão promete um novo visual para a tela inicial, além de dinamizar o acesso aos apps. Contudo, não se sabe se essas funções servirão para aplicações de terceiros.
O assistente virtual, MI AI, poderá ser ativado por voz e traduzir falas. Além disso, ele será mais capaz de realizar comandos do usuário, como por exemplo, escanear um documento ou identificar uma planta.
O nova versão será revelada oficialmente no dia 11 de dezembro de 2022, junto com os celulares Xiaomi 13 e 13 Pro, que contarão com a interface. Nesse dia é provável que a empresa revele a data de lançamento. Assim também, a Xiaomi irá oferecer a MIUI 14 para outros aparelhos que contenham o Android 13, como o Xiaomi 12 e o Redmi K50.