A revolução da Tecnologia 5G: Quando ela chega e como vai mudar o nosso dia

25 de agosto de 2023 Escrito por Jéssica V. Correa
A revolução da Tecnologia 5G: Quando ela chega e como vai mudar o nosso dia - Quero Mais Tecnologia

A Tecnologia 5G é o futuro da comunicação e promete possibilitar o acesso à internet de forma muito mais veloz e com maior cobertura. Então, fique ligado na leitura a seguir e saiba como funciona essa novidade e quando chegará ao Brasil.

O que é tecnologia 5G

A Tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel e veio para substituir a usada até então, a 4G. Portanto, a nova rede promete conexões mais ágeis e com maior alcance na cobertura, ou seja, irá revolucionar a área da comunicação e informação.

Essa nova forma de se conectar permitirá a interconexão de vários aparelhos em casa ou no trabalho. Contudo, estes devem estar desconectados da internet por Wi-fi ou cabo. Então, a tecnologia é o futuro da conexão de dados móveis.

A maior eficiência ao processar os dados vai trazer uma rapidez nos downloads e uploads, mais velocidade ao transferir os dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos dispositivos.

Como funciona a tecnologia 5G

A Tecnologia 5G possui uma capacidade de transmissão de dados muito avançada. Dessa forma, ela permite que vários equipamentos estejam conectados numa mesma rede e, ainda sim, operar com qualidade e de forma segura.

Diferenças entre o 5G e o 4G

A principal diferença é a velocidade de carregamento dos dados e transferências de informações, conhecidos como latência.

Dito isso, para se ter uma ideia de como acontece na prática, um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 GB.

Com o 5G, a expectativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 GB, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior para os usuários.

Outro diferencial da Tecnologia 5G é a quantidade de dispositivos conectados, que para esta rede, pode ser de até 1 milhão de aparelhos por metro quadrado. Enquanto na 4G, a cobertura é de apenas 10 mil para cada metro quadrado.

Esta seria a chave para o desenvolvimento da Internet das Coisas e Indústria 4.0. Além disso, ela permitiria que a internet chegasse aos cantos mais remotos do mundo, promovendo o uso alargado desta e maior acesso às informações.

Benefícios da rede 5G

A Tecnologia 5G trará inúmeros benefícios para seus usuários, como a rapidez no carregamento dos dados e em qualquer ação executada a partir da internet, pois, a maior cobertura vai garantir maior qualidade na conexão, sem perda do sinal.

Outra vantagem de igual importância é a facilidade que ela vai trazer ao interconectar os aparelhos de casa e escritório, por exemplo. Sendo assim, a rede 5G vai fazer toda a diferença no home office e na vida como um todo, permitindo, entre outras coisas:

  • Videoconferências sem travamentos;
  • Consultas médicas de qualidade;
  • Reuniões online;
  • Cursos e aulas por plataformas virtuais;
  • Melhoria na mobilidade urbana;
  • Criação de cidades inteligentes.

Benefícios para as empresas

As empresas estão apostando na tão aguardada Tecnologia 5G para acelerar e avançar os meios digitais no Brasil, rumo à Indústria 4.0. Com isso, irá contribuir para a automação e a integração da inteligência artificial, robótica, internet das coisas, entre outros.

Quando a tecnologia 5G chega ao Brasil

Para implementar essa internet no Brasil, é preciso fazer um leilão das faixas de frequência em 5G para investidores que queiram fornecê-la.

O processo de licitação é feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Logo, é ela quem cria a proposta do edital de leilão e a envia para análise ao Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa forma, a estimativa é que comece a ser usada no país em 2022.

Como será esse leilão no Brasil

Depois de publicado o edital pela Anatel, os fornecedores interessados enviam propostas para participar do leilão de concessão da exploração das faixas de Tecnologia 5G.

O vencedor passa a explorar essa tecnologia, que pode ser usada pelas operadoras de telefonia móvel e outros segmentos que usam rede móvel, seguindo regras do contrato firmado com a Agência. No entanto, além dessa função, ele deverá:

  • Investir e instalar redes de fibra óptica na Região Norte do país;
  • Construir a rede privada para a Administração Pública Federal;
  • Atender com tecnologia 4G ou superior em áreas com poucos habitantes ou regiões de estradas.

Qual será o custo da tecnologia 5G

O custo para usar a Tecnologia 5G no Brasil ainda não foi discutido, portanto, não se sabe o seu valor. Mas, se for levado em conta os preços mundiais, estima-se que a média será de R$ 100 a R$ 150 mensais, em pacotes que dependerão da oferta da operadora.

Levando em conta o custo-benefício, os valores compensam, já que os dados processam mais rápido, porém, a necessidade de ter um aparelho compatível com a tecnologia poderá implicar em aumento dos gastos.

Aparelho próprio para usar a rede 5G

Muitos modelos de dispositivos atuais não suportam a Tecnologia 5G, portanto, será preciso trocar de aparelho se quiser fazer uso desta tão aguardada internet. Entretanto, já existem alguns mais modernos que a possuem, mesmo que ela ainda não esteja disponível.

Os países que já têm essa tecnologia

Cerca de 34 países no mundo já contam com a rapidez da rede 5G, sendo que a Coréia do Sul foi a primeira a lançar a rede, em 2019. Então, dentre eles, cita-se os seguintes:

  • Estados Unidos, Canadá;
  • Reino Unido, Suécia;
  • Alemanha,  Suíça;
  • Noruega, Finlândia;
  • Japão, China e Taiwan;
  • Arábia Saudita.
  • Kuwait;
  • Austrália.

O futuro das conexões

A Tecnologia 5G promete revolucionar o mundo da internet com conexões cada vez mais rápidas e com abrangência de locais mais afastados. Portanto, é o futuro das comunicações cada vez mais próximo de acontecer.

Com a promessa de começar a ser usado no Brasil em 2022, espera-se que a rede de dados móveis possa alcançar diversos lugares, além das facilidades que ela pode promover com qualidade, sem que o sinal fique caindo a toda hora.

Por fim, ainda há muito a se fazer para que o consumidor final faça o uso desta novidade. No entanto, o leilão para concessão das faixas de frequência 5G já é um grande passo rumo a tornar democrático e mais ágil o acesso à internet.