O Google Fotos é um dos serviços de armazenamento de imagens mais usados no mundo, uma vez que o app traz várias funções úteis. Enfim, saiba mais a respeito dessa ferramenta e como recuperar fotos apagadas na lixeira.
O Google Fotos é uma plataforma de armazenamento em nuvem de imagens. Em suma, ele é desenvolvido pelo Google, como o nome já sugere, ao passo que ele permite alguns serviços bem práticos, por exemplo:
Como você pode notar, a plataforma é bem prática e útil, uma vez que você tem 15 GB disponíveis em nuvem para armazenamento. A princípio, antes o serviço era grátis pelo Google, no entanto, isso mudou em 2021.
No caso de haver a necessidade de mais espaço, o usuário pode adquirir por meio da assinatura no Google One. Enfim, o uso do app é uma forma de garantir que as suas fotos não se perderão com o tempo.
Essa ferramenta de fotos funciona de uma forma simples e intuitiva, uma vez que ela atua de forma automática no seu smartphone. A princípio, é apto tanto para quem usa celular com sistema operacional Android quanto iOS.
Isso, no entanto, precisa de uma ativação manual, ou seja, você deve baixar o app no dispositivo e habilitar a função de backup automático. Dessa forma, todas as fotos, vídeos e imagens que estiverem no seu aparelho serão salvas sem que tenha que abrir a ferramenta.
Os dados vão para os data centers do Google, onde ficam sob armazenamento, tudo de forma segura, sem que arrisque vazar. Além disso, a plataforma permite que o usuário edite as suas fotos, do mesmo modo que as organiza de modo inteligente.
O Google Fotos armazena as imagens e vídeos do seu celular na nuvem, já a galeria ocupa espaço do celular do usuário. Em síntese, essa diferença se amplia ainda mais por outras questões, por exemplo:
A galeria é algo mais simples, porém essencial para um celular, pois é a partir dela que é possível visualizar imagens e vídeos. Por outro lado, a ferramenta de fotos do Google evita que você as perca.
Para recuperar imagens no Google Fotos apagadas na lixeira, ela deve ter sido excluída no tempo máximo de 60 dias. A princípio, caso passe o período, não é possível resgatar, contudo, para fazer o processo é bem simples, é só seguir os passos abaixo.
Veja também: Google Maps: saiba como rastrear um celular Android com essa ferramenta