O carregamento por indução é uma técnica que faz com que os dispositivos recebam carga, sem haver fios que se conectam de modo direto aos aparelhos. Assim, os carregadores deste tipo representam uma mudança na forma de interagir com a energia.
O carregamento por indução ou sem fios, como também é conhecido, funciona por aproximação. Em outras palavras, a base do carregador sem fio, emite campos magnéticos, e serve para recarga de vários eletrônicos, tais como:
A energia que a bobina emite carrega os aparelhos. Isso porque, quando uma corrente elétrica flui por meio de uma bobina condutora, um campo magnético é gerado ao redor dela. Assim, é essa a energia que faz a carga do dispositivo acontecer.
Desse modo, a base da carga por indução dos smartphones e demais dispositivos reside nos princípios fundamentais da física eletromagnética. Isto é, na lei de Faraday e na lei de Lenz.
Uma das principais vantagens do carregamento por indução é a praticidade. Afinal, é mais simples apenas encostar o aparelho sobre a base do que conectar o fio no aparelho e depois na tomada. Além disso, por não necessitar de fios, ele também reduz a bagunça.
Ou seja, ele evita os emaranhados de fios, o que é muito útil, em especial, nas situações em que é preciso lidar com vários deles ao mesmo tempo. Desse modo, celulares com carregamento por indução são convenientes, quer seja:
Mais um ponto positivo desta forma de carregar é que ela evita que os conectores dos aparelhos sejam danificados, o que pode aumentar a vida útil deles. Inclusive, veja dicas se o seu celular não carregar.
Por ser uma tecnologia ainda em evolução, há algumas coisas que ainda precisam melhorar. Isso porque, um dos pontos de críticas dos usuários é que elas ainda não carregam tão rápido, além da base carregadora ainda usar fio.
O Samsung Galaxy S23 tem carregamento por indução. Mas, além dele, há ainda vários outros aparelhos com sistema Android que também têm essa opção como forma de carregar o aparelho, como, por exemplo:
De modo geral, o celular com carregamento por indução faz parte dos topos de linha. Contudo, há opções com preços surpreendentes, como o Motorola Edge 40, que custa uma média de R$ 2.000.
O padrão Qi é o certificado que indica que o aparelho suporta o carregamento sem fio. Assim, esta é a informação que você deve procurar na caixa para saber se o celular carrega deste modo. Afinal, há muitos modelos que têm, bem como outras marcas como a Xiaomi.
A Apple tem iPhone com carregamento por indução. Isto é, desde o iPhone 8, todos os modelos contam com essa tecnologia. No entanto, a partir do iPhone 12, os smartphones da marca passaram a ter também o suporte MagSafe, que melhora a bateria iPhone.
A MagSafe produz um alinhamento magnético do aparelho à base carregadora que evita que ele esquente. Além disso, melhora também a velocidade com que ele carrega. Com isso, o carregamento por indução Apple chega a 15 W de potência já no iPhone 13.
Apesar de ser uma forma de carregar muito prática e conveniente, a indução requer alguns cuidados. Isso porque o aparelho fica encostado direto na base onde carregar. Assim, é essencial usar capinhas para evitar arranhões, em especial as que contêm ímãs que fixam.