Biometria no celular: Descubra os segredos e novidades

21 de outubro de 2021 Escrito por Ana Paula
Biometria no celular: Descubra os segredos e novidades - Quero Mais Tecnologia

A biometria no celular é uma função que traz mais segurança na hora de acessar as suas informações pessoais. Então, descubra mais sobre o o papel deste recurso, como essa tecnologia funciona e quais são os principais tipos que existem nos aparelhos.

A função da biometria no celular

De fato, à medida que a tecnologia avança, os dados ganham cada vez mais importância para todos. Dessa forma, a proteção de informações pessoais se torna a peça-chave no dia a dia. Afinal, garante a privacidade e o uso tranquilo dos meios digitais.

Uma forma de agilizar os processos é substituir as senhas comuns, que muitas vezes são esquecidas. Assim, adotam-se outros métodos mais rápidos e práticos, como a biometria. Portanto, o seu papel é trazer agilidade e segurança. 

O que é biometria

A biometria consiste na análise das características físicas das pessoas, para que seja possível identificá-las. Mas, nos dias atuais, seu conceito varia um pouco e passa a representar também os meios de autenticação.

Dessa forma, esse sistema atua como um regulador de acesso. Ou seja, um sistema de segurança que usa os traços individuais para autorizar ou não o acesso a serviços e dados.

Tipos de biometria no celular

Os tipos de biometria são diversos. Afinal, com tantas marcas de reconhecimento presentes no corpo humano, a tecnologia não poderia restringir-se a uma única. Descubra, a seguir, quais são os principais meios usados para desbloquear o celular.

  1. Impressão digital;
  2. Reconhecimento da íris;
  3. Reconhecimento facial.

1 – Impressão digital

É o método mais conhecido e mais usado. A princípio, você deve registrar uma de suas digitais. Em seguida, posicionar o dedo no sensor do celular. Por fim, basta mantê-lo pressionado.

No entanto, esse meio provoca muita divergência. Afinal, mesmo que as impressões digitais sejam registros únicos, esse impedimento pode ser burlado e até mesmo sem o consentimento do dono do aparelho.

2 – Reconhecimento de íris

Como a impressão digital, as íris apresentam padrões que variam de pessoa para pessoa. Logo, para utilizá-la, deve-se digitalizar os olhos com uma câmera com luz infravermelha.

Em seguida, analisa-se o padrão da íris e o coloca em um sistema. Depois disso, o registro já estará feito e a identificação acontecerá.

3 – O reconhecimento facial

Consiste em mapear os traços do rosto do usuário e criar uma imagem em 3D ou 2D. Assim, toda vez que a função for ativada, haverá uma comparação com o dado registrado.

Tenha mais segurança com a biometria no celular

A biometria no celular é muito útil e traz mais segurança para os usuários. Portanto, não deixe de usar esta função em seu aparelho e garanta que outras pessoas não acessem os seus dados.