Carros autônomos são veículos com recursos avançados para guiar-se de forma independente no trânsito, sem precisar de um motorista. Então, conheça detalhes sobre a tecnologia automotiva desses modelos e veja o que esperar desses automóveis no futuro.
Os carros autônomos são veículos que se locomovem sozinhos pelo trânsito, graças à sua tecnologia. Por isso, eles representam um avanço nas formas de locomoção hoje em dia.
Embora o processo para torná-los populares possa demorar um pouco, já se pode ter uma ideia sobre como será o carro do futuro daqui a 100 anos. Logo, veja algumas vantagens e desvantagens deste meio de transporte.
Uma das principais vantagens dos carros autônomos é a redução no número de acidentes de trânsito causados por erros humanos. Isso porque, eles são capazes de analisar de muito ágil elementos, como a presença de:
Eles podem interpretar sinais de trânsito e tomar decisões de direção em tempo real, como acelerar, frear e fazer curvas. Além disso, você consegue programá-los para dirigirem de forma eficiente, para gastar menos combustível e assim, poluir menos.
Embora esses carros tragam muitas vantagens, também existem alguns contras como a falta de autonomia em algumas situações, como em condições climáticas extremas.
Locais no trânsito sem infraestrutura adequada também podem ser perigosos para quem anda nesses veículos. Aliás, há ainda questões éticas e legais a serem resolvidas, como a responsabilidade em caso de acidentes envolvendo esses carros, por exemplo.
Os carros autônomos usam tecnologias IA, sensores e câmeras para se guiarem e tomarem decisões em tempo real. Por isso, eles não exigem a presença de um motorista.
A partir disso, os algoritmos de IA tomam decisões de condução, mas para isso, exigem boas condições de trânsito, como a sinalização adequada.
Mesmo com as preocupações atuais, os veículos autônomos têm um futuro bem promissor. Afinal, a expectativa é que esses veículos se tornem cada vez mais comuns nas estradas nos próximos anos, à medida que a tecnologia se torna mais avançada e acessível.
Isso porque, um dos desafios hoje em relação ao seu uso é o seu alto preço, como é o caso dos modelos da Tesla, que tem Elon Musk como CEO, um dos pioneiros dessa tecnologia.
Veja também: Carros solares: entenda como funciona esta tecnologia