O big data é visto como a quarta revolução, pois gera impacto em várias áreas. Com o tanto de dados criados a cada segundo, a internet está em processo de mudança. Portanto, à medida que vai o tempo, como as empresas e indivíduos usam esses dados muda.
O big data pode tomar decisão de maneira precisa, pois pode ler muitos dados. Com essas ideias as empresas podem analisar várias fontes, como por exemplo:
Após a leitura desses dados é possível ver tendências, padrões, novas oportunidades, níveis de competitividade e outras coisas que fazem a tomada de decisão mais rápida de certa.
O big data mudou como as empresas lidam com os clientes. Com o banco de dados, tem como unir gostos e modos dos usuários. Portanto, as firmas mudam as ofertas, por exemplo, de acordo com quem vai comprar, e assim deixar o cliente feliz.
Fazer novos produtos só acontece depois de estudar e avaliar muito, junto da análise de dados. Além disso, com as pesquisas de mercado, o big data mira novas ideias que atendem o gosto dos consumidores.
O big data previne fraudes enquanto analisa dados em tempo real. Ou seja, ele desempenha um papel importante na segurança cibernética, pois é capaz de identificar possíveis ameaças.
Além disso, as empresas estão sempre a calcular novas formas de se proteger de fraudes. Portanto, através da ciência de dados é possível ver padrões e ações suspeitas, que previne qualquer ataque graças ao bom uso dessa inovação.
Com a análise de dados as empresas podem ver problemas antes de acontecer e otimizar suas operações. Portanto, colocar melhorias, reduzir custos e aumentar o lucro fica muito mais fácil. Isso incentiva a disputa por um bom resultado.
Com a análise de muitos dados, e o uso de tecnologia na saúde fica mais fácil para a ciência ter novas descobertas. Ao estudar registros médicos, aparelhos, dados dos pacientes, pesquisas anteriores e os médicos, os diagnósticos são mais certos.
O uso dessa tecnologia na área da saúde tem feito achar padrões de doenças, prever surtos e epidemias, ver genes que podem trazer problemas, tudo isso com base em informações já coletadas. Isso aumenta o bem-estar da sociedade.
Veja também: O que esperar da relação entre globalização e tecnologia?