O BBB (Big Brother Brasil) tomou uma proporção gigantesca nos últimos anos. As edições mais recentes estão marcadas por recordes de audiência para a Globo. Desse modo, esse sucesso traz também diversos patrocinadores para o programa e o obriga a inovar.
O BBB representa um grande hub de experimentos de tecnologias e inovações para a emissora Globo. Nesse sentido, o reality show foi base para plataformas como o Globoplay, além de sistemas de votação e dados.
As edições tem marcas de vários tipos de tecnologias e dinâmicas, as quais são postas em ação a partir do programa. Esses fatos ocorrem, principalmente, por conta da audiência, sucesso comercial e repercussão nas redes sociais.
Na edição BBB 22, os participantes passaram a usar smartwatch com a finalidade de que a saúde de cada um fosse monitorada, assim como o bem-estar e a frequência cardíaca. O modelo utilizado foi o da Samsung Galaxy Watch 4.
Ainda na edição 22, dois participantes tiveram a oportunidade de ter uma experiência no “Metaverso”. Então eles participaram, com auxílio dos óculos de VR, de uma imersão completa em um ambiente totalmente digital e a audiência pôde acompanhar tudo de casa.
O BBB se vale de muitas inovações para fazer o programa funcionar. Assim, a área de tecnologias integradas da TV Globo conta com milhares de profissionais da área. Eles são responsáveis por:
Essas equipes ficam responsáveis por usar a tecnologia e toda a sua inovação para tirar do papel as provas realizadas no programa. Nesse sentido, faz com que tudo funcione da forma devida, inclusive, em sua transmissão.
O BBB está a todo momento usando tecnologias de diversas formas, por exemplo, o painel do apresentador, que antes era apenas uma televisão. Também nas últimas edições, os participantes passaram a ter acesso a um celular somente com função câmera.
O programa controla o sistema elétrico e hidráulico da casa, podendo desligar a energia e a água quando desejar. Além dos microfones que os competidores são obrigados a usar, eles também estão presentes em áreas da casa, como a piscina, sem contar as várias câmeras.
As festas também são marcadas por tecnologia, em jogos de luz, máquinas de fumaça, telão com projeções, equipamentos de sons, entre outros. Desse modo, é possível ver que o programa utiliza recursos inovadores dentro da casa e também fora dela nos bastidores.
De acordo com a evolução da tecnologia, o reality show também precisa se atualizar. Por exemplo, o sistema de votação que foi mudando com o tempo. Já que, nas edições iniciais enviavam-se os votos a partir de um torpedo, hoje, acontece de forma totalmente online.
Mais além, o BBB 20 foi responsável por bater o recorde de maior votação de um programa de TV do mundo, inclusive, indo parar no Guinness World Records, tendo mais de 1,5 milhões de votos. Isso gerou uma série de fluxo de dados e gestão de tráfego.
Veja também: Quais serão as tendências para 2023? Veja as novidades em tecnologia